Engenharia de Alimentos

A Engenharia de Alimentos está conectada a uma necessidade universal: a alimentação. O profissional Engenheiro de Alimentos trabalha de forma a selecionar a melhor matéria-prima, dimensionar equipamentos e acompanhar os processos, associando maior rendimento produtivo com menor consumo energético. A garantia da segurança dos alimentos é uma das principais atuações desse  profissional, por meio do controle de processos de conservação, embalagens adequadas, transporte e armazenamento dos alimentos. A área de Pesquisa e Desenvolvimento também é uma possibilidade de atuação, a qual visa atender à demanda de todos os mercados consumidores, desde a alimentação básica ou essencial, passando pelos alimentos funcionais e até mesmo de indulgência.

O curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa teve seu início em 1998, estimulado pela localização em uma região agroindustrial que tem se desenvolvido rapidamente, contando com muitas indústrias produtoras de alimentos, as quais absorvem boa parte dos egressos do curso desde a sua criação.

Ao cursar Engenharia de Alimentos, o acadêmico passa a compreender a importância da industrialização dos alimentos na vida cotidiana, levando-se em conta a impossibilidade de garantia da segurança alimentar para a população mundial somente com alimentos in natura. 

Folder do Curso de Engenharia de Alimentos –  link

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos – Currículo 4 – link

Disciplinas do Curso de Engenharia de Alimentos – Currículo 4 – link

 

CONTATOS

Departamento de Engenharia de Alimentos

Chefe: Prof. Dr. Luiz Gustavo Lacerda

E-mail: dealim@uepg.br

Colegiado de Engenharia de Alimentos

Coordenador: Prof. Dr. Marco Aurélio Praxedes

E-mail: coalim@uepg.br

 

Skip to content