Engenharia de Software

Já imaginou desenvolver o próximo hype?

Se você curte games, redes sociais, sites e todas as novidades tecnológicas, como inteligência artificial e realidade virtual, aqui é o lugar certo! Na Engenharia de Software, você vai deixar de ser só mais um usuário para se tornar o criador e desenvolvedor de tudo o que possa imaginar. Você vai descobrir que a tecnologia pode ser usada em todas as áreas da sociedade, e que você tem a oportunidade escolher a área que mais se identificar, seja na saúde, nos negócios, no lazer, ou qualquer outra, o céu é o limite!

Mas afinal, o que é um software?

O software é como uma receita de bolo: um conjunto de instruções que o computador segue passo a passo para realizar uma tarefa. Assim como em uma receita, o computador executa cada passo até chegar ao resultado final. Aqui vai um exemplo simples de um software programado em C, a linguagem estudada no 1º ano do curso de Engenharia de Software na UEPG.

#include <stdio.h>

int main() {
  printf("Hello World!");
}

Projetos desenvolvidos por alunos

Pokédex

O projeto foi desenvolvido pela aluna Raissa Moreira utilizando da linguagem JavaScript, material de estudo da disciplina de Desenvolvimento Web no 2º ano do curso.

Link: https://pokedex-react-nu-nine.vercel.app/

Releitura Pacman

Uma releitura da primeira fase do jogo Pacman criada pelo aluno Jelson Rodrigues Júnior, usando a linguagem C++. Essa linguagem é semelhante a linguagem C, porém é mais voltada para a produção de games.

Link: https://github.com/JelsonJr/Pacman

Web Carbon

É um projeto de construção de cadeias carbônicas, criado pelos alunos Nicolas Prado e Carlos Varela. As ferramentas utilizadas foram o React, uma biblioteca do JavaScript, e o TypeScript, uma linguagem de programação muito parecida com o JavaScript.

Link: https://kodat-hub.github.io/Web-Carbon/

Informações do curso

  • Bacharelado
  • Duração: 4 anos
  • Modalidade: Presencial
  • Período: Noturno
  • Local: Campus Uvaranas (Bloco L)
  • Grade curricular

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Engenharia de Software é muito promissor e diversificado. Com o rápido avanço da tecnologia, a demanda por profissionais capacitados é grande. Existem várias áreas para atuar, como segurança de dados, análise de dados, desenvolvimento web, desenvolvimento mobile, DevOps, entre muitas outras.

Além das muitas vagas existentes no Brasil, você também pode conquistar o mercado estrangeiro. Você pode começar a explorar essa oportunidade ainda na universidade com os programas de intercâmbio da ERI. E mais: é possível ainda conseguir um emprego home-office (remoto) e trabalhar para empresas do exterior sem sair de casa!

Contatos

Profª Dra. Maria Salete Marcon Gomes Vaz (Coordenadora Supervisora de Engenharia de Software no projeto PROENZEM)


Profº Dr. Maurício Zadra Pacheco (Coordenador do curso de Engenharia de Software)


Departamento de Informática da UEPG

Skip to content