Grupo QAAS Recebe Duplo Reconhecimento no XII SIMPOQUIM: 1º Lugar em Química Analítica

O XII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química (SIMPOQUIM) este ano foi palco de uma celebração dupla para o Grupo QAAS.  Milene Fernanda Bornat Machado e Karine Marcondes, estudantes de Mestrado e Doutorado (respectivamente), foram premiadas em primeiro lugar nas categorias de Química Analítica com seus trabalhos inovadores.

Karine Marcondes da Cunha apresentou, na modalidade painel, seu estudo intitulado “Compostagem de Tabaco de Cigarro Contrabandeado em Reator Facultativo: Estudo Físico-Químico e de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV)”. Seu trabalho não apenas explorou uma abordagem inovadora para lidar com um resíduo comum, mas também ofereceu insights valiosos por meio de técnicas avançadas de análise.

Milene Fernanda Bornat Machado também se destacou, na modalidade apresentação oral, com sua pesquisa “Análises Físico-Químicas de Efluente após Tratamento por DA-CW-FR (Digestor Anaeróbio – Wetlands Construídas e Filtração Rápida) Visando Reuso”. Sua investigação sobre métodos de tratamento de efluentes demonstrou um compromisso sólido com a sustentabilidade e a conservação ambiental.

Por sua vez, Milene Fernanda Bornat Machado também foi reconhecida na categoria de Ensino de Química, garantindo o segundo lugar com seu trabalho intitulado “Ensino de Química e Educação Ambiental: A Contaminação por Agrotóxicos e Metais Pesados no Reservatório de Alagados em Ponta Grossa-PR”. Milene abordou metodologias de três momentos pedagógicos e problematização, aplicando-as para discutir temas abordados nos artigos produzidos pelo QAAS. Seu trabalho reflete não apenas um domínio sólido da ciência, mas também um compromisso com a educação e o meio ambiente.

O reconhecimento no SIMPOQUIM destaca não apenas o talento individual das pesquisadoras Karine e Milene, mas também o comprometimento do Grupo QAAS para com as pesquisas em ensino de Química.

Parabéns a todos os envolvidos por esse feito notável!!!

Por – Danilo Gabriel dos Santos Matos e Milene Fernanda Bornat Machado