Trabalho de Conclusão de Curso da UEPG utiliza resultados de pesquisas do QAAS, como temas em aulas de química ambiental no ensino médio

Milene Fernanda Bornat Machado, Graduada no curso de Licenciatura em Química da UEPG, utilizou os temas de pesquisas desenvolvidas pelo grupo QAAS, para desenvolver uma sequência de aulas, baseadas nos três (3) momentos pedagógicos de Delizoicov, abordando de forma interdisciplinar  os conteúdos de Química do ensino médio. Os resultados desta sequência didática, foram a base de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os tópicos escolhidos pela licenciada em química englobaram problemas ambientais do Município de Ponta Grossa, relacionados a  contaminação da Represa de Alagados por vestígios de agrotóxicos e metais pesados. Como base Milene utilizou publicações resultantes das pesquisas duas doutoras em química, formadas pelo grupo (Carmen Lucia Vought e Tatiana Roselena Estremel), dos anos de 2015 e 2018.

Segundo Milene “O tema foi escolhido para demonstrar para alunos do Ensino técnico integrado (Técnico agrícola) a importância do conhecimento na área de química em relação a atividades agrícolas e consequências quando utilizadas de forma errônea e sem responsabilidade. Além da importância da aplicação de Educação Ambiental nas escolas promovendo aos educandos reflexões e a formação de cidadãos críticos”. Ela ainda reforça que este tipo de trabalho é de grande importância, para uma maior visibilidade das pesquisas científicas desenvolvidas na universidade.

O trabalho intitulado “Ensino de Química e Educação Ambiental: a contaminação por agrotóxicos e metais pesados no Reservatório de Alagados em Ponta Grossa – Paraná” foi defendido pela autora em 2023, como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em química.

Por – Danilo Gabriel dos Santos Matos