Unidade de Conservação do litoral paranaense: o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) é uma unidade de conservação de proteção integral localizada nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio é o gestor do mesmo. Com os seus 25.000 ha, é possível promover a proteção de um dos trechos mais bem conservados da Mata Atlântica no país (Parte da Serra do Mar paranaense denominada “Serra da Prata”).
Seus ambientes variam de 10 metros sobre o nível do mar até montanhas com altitudes superiores a 1.400 metros(uma amostra de vegetação de Floresta Ombrófila Densa em suas sub-formações: submontana, montana, altomontana e campos de altitude). O Parque é um reduto de diversas espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção.
A disponibilidade hídrica existente na Serra da Prata resulta em mananciais superficiais, dessa forma o PNSHL fornece água de excelente qualidade à grande parte da população desta região do litoral paranaense. O perímetro do Parque está inserido na área-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO), uma área importante para conservação de aves (Important Bird Áreas – BirdLife International), dentro das Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade (MMA), na área de Tombamento da Serra do Mar (Estadual) e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Guaratuba.
O Parque é uma região que apresenta grande fragilidade ambiental, que foi cenário de extensos deslizamentos de solo e pedras no início de 2011, devido às chuvas intensas e contínuas. No entorno do Parque existem inúmeras propriedades rurais com plantios agrícolas e piscicultura, além de áreas com alta pressão urbanística (balneários) e econômica (sítios de implantação de programas governamentais na área de transportes, mineração, etc).
Está situado a menos de 100 km de Curitiba, tendo como principal acesso a BR-277 (rodovia Curitiba – Paranaguá). Sua Sede Administrativa – na parte sul do Parque, em Matinhos/PR – pode ser acessada pela PR-508 (rodovia Alexandra – Matinhos).
Existem poucos trabalhos de pesquisa realizados no âmbito do PNSHL, que é aberto a todas as áreas de pesquisa. O Parque possui alojamento para pesquisadores na cidade de Matinhos, junto à Sede Administrativa, até o mês de novembro de 2011 (depois, haverá mudança de endereço e um novo alojamento ainda está em negociação), e dispõe de veículos para eventual apoio a pesquisas.
Na cidade de Matinhos há hotéis, pousadas, restaurantes, lan house, hospital e demais infraestrutura necessária. Para a realização de pesquisas no Parque, o pesquisador necessita solicitar autorização de pesquisa por meio do SISBIO (www.icmbio.gov.br/sisbio).
Mais informações, notícias e algumas pesquisas podem ser encontradas em: http://parnasainthilairelange.wordpress.com.
Mapa da localização do Parque: http://parnasainthilairelange.wordpress.com/mapa.
Post publicado originalmente em: https://turismouepg.blogspot.com