Universidade de West Virginia – WVU (EUA) e UEPG renovam parceria em projeto de pesquisa na área do Turismo
por Assessoria de Imprensa UEPG
A visita do professor doutor Robert Burns, da Universidade de West Virginia – WVU (EUA), à Reitoria da UEPG, na quinta-feira (21 de fevereiro) teve como objetivo a renovação da parceria entre as partes em projeto de pesquisa na área do Turismo.
O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, recebe na quinta-feira (21 de fevereiro), às 14h, a visita do professor doutor Robert Burns, da Universidade de West Virginia – WVU (EUA), tendo em vista a renovação da parceria entre as partes no desenvolvimento do projeto de pesquisa “Turismo, manejo de uso público e a percepção dos visitantes: coleta de dados e pesquisa e áreas protegidas. A professora doutora Jasmine Cardozo Moreira, coordenadora do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (LABTAN) da UEPG, acompanha o professor Bruns na visita à Reitoria da instituição. A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UEPG, Sulany Silveira dos Santos, também registra presença no encontro voltado à renovação da colaboração com West Virginia University.
O professor Robert Burns é especialista em manejo de uso público. Ele vem conduzindo pesquisas em parceria com o USFS em áreas protegidas nos Estados Unidos por mais de 20 anos. Participou como professor visitante na disciplina de Trilhas e Monitoramento de Impactos, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG. A West Virginia University é uma universidade “Carnegie Research 1” a mais alta classificação de pesquisano âmbito do sistema universitário public dos Estados Unidos. Cerca de 30.000 alunos estudam na WVU, destes 2000 estão na Faculdade de Agricultura e Florestas. A WVU tem quase 200 cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes.
Parceria e Foco
A parceria entre a UEPG e WVU, ocorre desde 2013, envolvendo pesquisadores de ambas universidades, em parceria com o Serviço Florestal dos Estados Unidos (UFFS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no desenvolvimento do projeto de pesquisa, baseado na metodologia norte americana do Programa Nacional de Monitoramento de Uso Público (National Visitor Use Monitoring Programa (NVUM). Trata-se do único método que o Serviço Florestal dos Estados Unidos utiliza para entender o uso pelos visitantes que ocorre nas suas florestas nacionais.
O foco do projeto é traçar um perfil e compreender a percepção dos visitantes, incluindo questões com dados sócio-demográficos, características da viagem, bem como a percepção, motivações e satisfação relacionadas com as experiências de lazer na Unidade de Conservação (UC). Pioneiro com esta metodologia no Brasil, este também é um dos primeiros estudos de monitoramento de visitante realizado em parceira entre universidades brasileiras e americanas, segundo a professora Jasmine. A coordenadora do LABTAN observa que alunos de graduação e pós-graduação usam os dados registrados no Laboratório da UEPG em suas pesquisas.
A professora Jasmine assinala que outros trabalhos em parceria que vem sendo desenvolvidos voltam-se à criação do primeiro Geopark nos Estados Unidos, em West Virginia, o Geopark Appalachian e a realização de workshops sobre a contagem do número de visitantes em áreas protegidas federais brasileiras, que contou com a participação de gestores de todo o Brasil. Jasmine é professora visitante na WVU, onde realizou pós-doutorado.