AGIPI recebe visita ilustre do Prof. Roberto Mendonça Faria, renomado pesquisador da Universidade de São Paulo

Na última quinta-feira dia 11 de maio, a Agência de Inovação (AGIPI/UEPG) recebeu a visita do Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria, que foi Professor Titular da Universidade de São Paulo em 2019 e diretor do Instituto de Física de São Carlos da USP entre 2002 e 2006, além de coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos (2010-2014).

Acompanhado do Professor Rodrigo Simionato, Diretor da AGIPI, e do Professor Erivelton F. Laat, Chefe da Incubadora de Projetos Tecnológicos e do Professor Jarem Raul Garcia do departamento de Química da UEPG, o pesquisador percorreu as instalações da AGIPI e conheceu as ações das incubadas, inclusive o espaço destinado a empresa Grafeno Ponta da equipe Professor Jarem. O próprio Professor foi quem recebeu o renomado Pesquisador para palestrar no Seminário no Programa de Pós-Graduação em Química e aproveitar para apresentar os desafios que a sua startup se coloca com uso do grafeno.

As impressões do Professor Roberto foram positivas pela dimensão das instalações e o futuro que a Inovação representa para as Universidades públicas, o professor deixou a disposição sua obra Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo, resultado de uma parceria entre a SBPC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo contribuir com o avanço tecnológico e inovador do Brasil, por meio de recomendações e propostas factíveis.

Para o Professor Rodrigo Simionato, Diretor da AGIPI, visitas como essa estimulam a aproximação entre os atores do ecossistema, como a academia, seus pesquisadores, o mercado e as instituições de fomento transformando o conhecimento produzido em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda para a sociedade.