Innovation Sans Frontières: acadêmicos da UEPG em intercâmbio na França apresentam projeto de inovação para estudantes de Comércio Exterior

Innovation Sans Frontières: acadêmicos da UEPG em intercâmbio na França apresentam projeto de inovação para estudantes de Comércio Exterior

Compartilhe

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (Agipi), por meio do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Epitec), promoveu mais uma iniciativa voltada à internacionalização e ao fomento da cultura de inovação na universidade. Na quarta-feira (10), cerca de 55 acadêmicos do Curso de Comércio Exterior (Comex) da UEPG participaram de uma palestra especial com Guilherme Daneliv e Alice Manuela da Silva de Azambuja, estudantes do Curso de Engenharia de Software da UEPG que atualmente realizam intercâmbio na Université de Technologie de Compiègne (UTC), na França.

Os acadêmicos apresentaram o projeto Innovation Sans Frontières Agipi, desenvolvido na disciplina EI02: International Project Management da UTC, cujo tema central foi a própria AGIPI/UEPG,  evidenciando a projeção internacional que a agência vem alcançando como referência em inovação institucional.

O evento foi uma realização conjunta da Agipi com a coordenação do Curso de Comex, sob liderança da Professora Adriana Fabrini, e contou com a participação da Professora Gislaine Baniski na organização. O Escritório de Relações Internacionais da UEPG (ERI) esteve representado por Bruna Machado. A iniciativa integra o Projeto DEPARTURES — Ponta Grossa para o Mundo, coordenado pelo professor Eugênio Maurício da Silva Neto e supervisionado pela professora Carolina Scalise Taques Fonseca, programa destinado à divulgação das experiências de mobilidade acadêmica internacional vivenciadas por estudantes da UEPG.

O professor Eugênio destacou que, durante o encontro, os estudantes compartilharam suas experiências acadêmicas, culturais e pessoais no exterior, abordando os desafios da adaptação a um novo contexto social e educacional, as diferenças entre os sistemas de ensino, as oportunidades de crescimento profissional e os benefícios decorrentes da vivência internacional. Segundo o professor, os relatos proporcionaram aos acadêmicos do Curso de Comércio Exterior uma visão prática e inspiradora sobre os impactos da mobilidade acadêmica na formação de profissionais com competências alinhadas às demandas de um mercado cada vez mais globalizado.

O professor Livio Marcel Queji, chefe da Epitec e responsável pela articulação da iniciativa na Agipi, destacou a importância do envolvimento da agência em ações que contribuem para a internacionalização da UEPG, reforçando que experiências como essa ampliam os horizontes dos acadêmicos e consolidam a presença da universidade em redes internacionais de inovação e conhecimento.

Em relação à importância da iniciativa para o curso de Comex, a professora Adriana destaca que a graduação contempla diversas disciplinas voltadas aos conceitos técnicos e sistemáticos dos processos de negociações e do comércio internacional. Além desses aspectos, o curso busca de uma forma mais ampla integrar às disciplinas as experiências culturais e sociais de outros países, para uma compreensão mais abrangente das relações comerciais internacionais. “A oportunidade de conhecer a vivência internacional dos nossos intercambistas que estão na França é enriquecedora, que vai além de conhecer os processos internacionais na teoria, mas também é possível fazer sentir essa experiência na prática”, relatou a professora. 

O bate-papo, descontraído e rico em trocas, gerou ampla participação do público ao final da apresentação, com inúmeras perguntas por parte dos acadêmicos, demonstrando a relevância do tema da mobilidade estudantil para o desenvolvimento formativo e profissional dos estudantes da UEPG.

Texto: Livio Marcel Queji/ Apoio à entrevista Daniela Borcezi

Foto de capa: Divulgação

 

Skip to content