Letramento Digital – Orientação Odontológica para pessoas com TEA – APROAUT – 16/05
A higiene bucal pode ser muito desafiadora para pessoas com TEA, devido ao excesso de estímulos, regras na rotina, dificuldades motora, seletividade alimentar baseada em alimentos que prejudicam a saúde bucal e diversos outros fatores que variam de pessoa para pessoa. Assim, o Centro de Educação Empreendedora (CEE) junto as acadêmicas de Odontologia, desenvolveu uma palestra e uma roda de conversa na APROAUT (Associação de Proteção aos Autistas) no dia 16 de maio.
A Aproaut é uma entidade filantrópica voltada para o atendimento especializado à crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A associação enfrenta altos custos e possui estratégias para arrecadar fundos que são destinados tanto à melhoria da infraestrutura do local quanto à manutenção dos serviços prestados. Entre as atividades estão corridas solidárias, feijoadas, pasteladas e outras iniciativas, além da solicitação de doações diversas para a associação.
A palestra teve como objetivo levar a educação sobre higiene bucal para os pais de pessoas com transtorno do espectro autista. As alunas demostraram a forma de fazer uma escovação correta utilizando seus materiais e falaram de formas de escovação que proporcione menos estímulos e mais independência, também, formas de deixar o momento mais confortável e de mostrar a importância da higiene bucal. Além de tirarem dúvidas e explicarem sobre sinais de possíveis doenças e lesões nas mucosas e dentes, deixando os pais alertas a quaisquer sinais. Durante a roda de conversa os pais fizeram perguntas tanto sobre o caso de seus filhos quanto dúvidas gerais, como os tipos de pasta de dente, enxaguantes bucais, gengivites e cáries. Assim, a ação mostrou que hábitos de higiene bucal devem ser diariamente treinadas, de forma que se adquira autonomia de forma agradável.