A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme norma, ABNT-NBR 14725.
MSDS (Material Safety Data Sheet) e SDS (Safety Data Sheet) são as siglas mundialmente conhecidas referentes a este documento, o qual é apresentado por diversos modelos pertinente a cada país.
A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente, transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. Ela é um instrumento de comunicação dos perigos e possíveis riscos levando em consideração o uso previsto dos produtos químicos, mas não leva em conta todas as situações que possam ocorrer em um ambiente de trabalho, constituindo apenas parte da informação necessária para a elaboração de um programa de saúde, segurança e meio ambiente.
A FISPQ deve ser fornecido pelo fabricante do produto químico e recebido pelos empregadores que o utilize, sendo um documento obrigatório para a comercialização destes produtos (Decreto nº 2.657 de 03/07/1998 (promulga a Convenção nº 170 da Organização Internacional do Trabalho-OIT)