Procedimento de Descarte de Resíduos

As tabelas de descarte de sólidos e líquidos fornecem algumas substâncias químicas consideradas seguras para descarte, no lixo ou na pia de laboratórios. Entretanto, esta lista foi construída levando-se em conta normas norte-americanas de segurança química e portanto, devem ser avaliadas com o máximo cuidado. Possíveis exceções e limitações às regras de descarte podem ser encontradas na LISTA da Resolução CONAMA Nº 20, de 18 de junho de 1986.

IMPORTANTE:

Antes de realizar o descarte observe se o composto está de acordo com os itens abaixo:

Ao fazer o descarte considerar sempre a toxicidade, inflamabilidade, reatividade e principalmente as quantidades e concentrações diárias permitidas (soluções diluídas).
Recomenda-se no geral 100 ml ou 100 g por descarte por dia. O pH para descarte deve estar entre 5 a 9.
Ácidos orgânicos com odor desagradável, tais como ácido butírico e valérico devem ser neutralizados e o sal resultante da neutralização descartado após diluição de no mínimo 100 vezes o volume de água.
Aminas com odor desagradável, tais como dimetilamina e 1,4-butanodiamina devem ser neutralizadas e a solução salina resultante da neutralização descartada após diluição com um volume de água de até 100 vezes o volume inicial.
Não devem ser descartados:

a) hidrocarbonetos halogenados;
b) compostos inflamáveis em água;
c) explosivos como azidas e peróxidos;
d) polímeros que se solubilizarão em água formando gel;
e) materiais que possuem reatividade com a água;
f) produtos químicos malcheiroso;
g) nitrocompostos;
f) mercaptanas.

Skip to content