Projeto disponibiliza verbetes sobre história da Região

A criação do Dicionário Histórico dos Campos Gerais proporciona o conhecimento histórico da identidade regional. O material é composto por verbetes produzidos por estudantes e docentes do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pode ser acessado de maneira online. O objetivo do projeto de extensão é contribuir com o aprendizado da comunidade ponta-grossense, em especial de estudantes e professores do ensino médio, sobre a história local.

Criado em 2019, o projeto é coordenado pelo professor e historiador José Augusto Leandro. O dicionário utiliza o modelo verbete para informar previamente acerca de um assunto de interesse geral, que deve ser revisado anualmente. Os temas são selecionados com base nas aulas da disciplina em História do Paraná, ministradas pelo professor Leandro. O processo de elaboração das pesquisas necessita de fontes primárias e referências bibliográficas, que são fundamentais para a seleção de postagens dos verbetes, explica o professor. “Produzir os verbetes para o Dicionário Histórico dos Campos Gerais é uma oportunidade ofertada aos acadêmicos de História, destaca.

Além da participação de estudantes, o projeto conta com a colaboração de docentes do Departamento de História e de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. Leandro aponta que pretende tornar o projeto permanente, pois a produção do conhecimento de Ponta Grossa e região não para. Em entrevista, o coordenador afirma a importância de levar aspectos da identidade regional aos próprios ponta-grossenses, revela quais foram os temas abordados recentemente e apresenta a produção do material referente à ditadura militar na cidade.

Confira um trecho da entrevista com o professor José Augusto Leandro

Leandro avalia que a pesquisa não deve apenas se resumir ao sujeito, mas sim à história em que o sujeito está inserido. “O dicionário não é sobre quem toma cerveja em Ponta Grossa e sim sobre a arte do saber fazer cerveja”, exemplifica o professor.

O projeto de extensão visa futuramente migrar para outros meios midiáticos, como os podcasts. Até o momento, o projeto conta com 35 publicações, que estão disponíveis no site do Dicionário Histórico dos Campos Gerais.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário