O QUE É O DICIONÁRIO

O Dicionário Histórico dos Campos Gerais é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), iniciado em agosto de 2019.

O projeto busca levar à comunidade resultados de pesquisas históricas elaboradas por discentes e docentes da UEPG, disponibilizando na internet verbetes sobre o passado da região dos Campos Gerais. O objetivo é contribuir para que especialmente professores e alunos do ensino médio tenham acesso ao conhecimento da história local e regional produzido em uma universidade pública; mas nada impede que os curiosos em geral da história leiam os verbetes com proveito.

O dicionário é aberto para contribuições de profissionais de áreas conexas à História que se disponham a escrever sobre temas variados em perspectiva temporal, num recorte espacial mais reduzido, problematizando os Campos  Gerais. Nele, valoriza-se um olhar sobre o passado no qual a História Temática ganhe força; abandona-se tradicionais abordagens nas quais personagens da elite surgem sublinhadas de forma acrítica. Por isso a decisão de não se publicar biografias. O compromisso do projeto é destacar tópicos não considerados em materiais didáticos correntes e distanciar-se de narrativas regionalistas e folclóricas que, na maioria das vezes, reforçam preconceitos arraigados na sociedade.

A disponibilização de um dicionário histórico on line à comunidade não é obra apenas de professores e estudantes. Para torná-lo viável aos leitores o projeto conta com a colaboração e a experiência da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UEPG, que operacionaliza as questões técnicas do site.

José Augusto Leandro/ Coordenador

INFORMAÇÕES SOBRE COMO PARTICIPAR

Um verbete é uma “nota ou apontamento registrado e comentado” (https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/verbete/).

Um dicionário com verbetes históricos constitui uma obra de referência inicial, panorâmica, para que estudos e pesquisas posteriores venham a aprofundar questões ali comentadas inicialmente de maneira ‘breve’. Para a Fundação Getúlio Vargas, que possui tradição na elaboração de dicionários históricos e biográficos, um dicionário  “é uma obra provisória que deve ser submetida a revisões permanentes” (https://cpdoc.fgv.br/acervo/dhbb/introducao2. ).

Apesar de não haver regras sobre a extensão de um verbete em trabalhos de História e os exemplos existentes apresentarem textos variados, o Dicionário Histórico dos Campos Gerais assume que, dependendo do assunto/tema abordado – e dependendo dos documentos disponíveis para a elaboração de um verbete – , espera-se que ele contenha um mínimo de quatro ou cinco e que não vá além de 12 ou 15 parágrafos. Assume também que não é necessário um verbete ser conclusivo sobre o tópico discutido. No entanto, espera-se que ele tenha a capacidade de instigar leitores para o tema abordado com informações que demonstrem procedimento metodológico com manipulação de fontes e/ou bibliografia pertinente.

ENVIO DE VERBETES

joseaugustoleandro@gmail.com

*Os autores dos verbetes são responsáveis pelo conteúdo dos mesmos e isentam o coordenador do projeto e a instituição por eventuais danos jurídicos decorrentes da publicação dos seus textos*