Curso de Jornalismo define ‘Ainda Estou Aqui’ para leitura coletiva do semestre
Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) compartilham exemplares, já nas primeiras semanas de aula, do livro Ainda Estou Aqui (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva. Docentes escolheram, em semana pedagógica no início do ano, a obra literária – que inspirou o longa vencedor na categoria de filme internacional no Oscar – como aposta de leitura coletiva para o semestre.
Aos poucos, professores adquirem o livro e começam a circular exemplares em sala, para que estudantes possam se revezar na leitura. O objetivo é de que a narrativa sobre o desaparecimento e assassinato do deputado Rubens Paiva por agentes da ditadura militar no país em 1971, bem como as relações familiares retratadas no texto, a luta de Eunice Paiva por verdade, a ambientação da época e o próprio tópico da memória ao longo dos capítulos possam inspirar diálogos em diferentes disciplinas e espaços de formação.
A ideia de adotar o livro de 2015 como sugestão conjunta veio, em parte, dos próprios estudantes, que no ano passado foram às salas de cinema para conferir a adaptação de Walter Salles para o livro de Marcelo Rubens Paiva – o público já ultrapassa os 5,5 milhões de espectadores. O longa seria indicado ainda às categorias de melhor filme e melhor atriz.
A circulação de exemplares impressos para leitura contempla diretriz pedagógica do curso para o ano, focada no manuseio diversificado de impressos como forma de redução do consumo de telas. Outra expectativa da iniciativa é a de fomentar o desenvolvimento de repertório cultural entre as turmas como uma das estratégias de formação profissional de jovens jornalistas.