Aprender na prática o que foi ensinado em sala de aula e prestar serviços a entidades sociais sem fins lucrativos. Em síntese, é esta a proposta da Agencia de Jornalismo, criada no segundo semestre de 2003. Sob orientação de professores do curso, os acadêmicos aprendem a editar vídeos, organizar eventos, aperfeiçoar a produção de textos jornalísticos para mídia, manter relações com a imprensa. A proposta, que se destaca pelo caráter de prestação de serviços e inserção comunitária no município, adquiriu o caráter de Programa de Extensão a partir de 2014, passando a abrigar em seu interior diferentes projetos. No início de 2016, com o objetivo de contribuir para uma maior integração do trabalho do curso junto à comunidade, foram criados três núcleos de atuação: Núcleo de Produção Audiovisual, Núcleo de Apoio à Produção em Hipermídia e Núcleo de Estratégia de Mídia e Movimentos Sociais.
Professores responsáveis:
- Hebe Gonçalves
- Sérgio Luiz Gadini
Mais informações:
Canal no Youtube
Página no Facebook
O Cultura Plural é um projeto que objetiva dar visibilidade aos grupos e artistas populares de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais do Paraná por meio da produção do Jornalismo Cultural. Criado em agosto de 2011, com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte/Ministério da Cultura), o site produz reportagens, vídeos, fotos e conteúdos multimídia que tematizam e difundem a cultura, com ênfase nas manifestações populares.
Entre os objetivos do projeto, destaca-se o acompanhamento sistemático das ações e eventos culturais; a produção de conteúdos multimídia (em texto, foto, vídeo, áudio e redes sociais) sobre temas pertinentes à cultura; a parceria com artistas, grupos e entidades no desenvolvimento de ações culturais; e o registro e a visibilidade da produção cultural local e regional.
O projeto mantém vínculo com o grupo de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG, com o propósito de motivar a realização de produções técnicas com caráter de difusão cultural e contribuir para a produção do saber científico ancorado nas demandas sociais. Busca-se, com o desenvolvimento do projeto Cultura Plural, contribuir para o reconhecimento do patrimônio imaterial na região e servir como forma de registro e preservação da memória histórica e cultural do Paraná.
Professores responsáveis:
Karina Janz Woitowicz
Rafael Schoenherr
Sérgio Luiz Gadini
Ivan Bomfim
Mais informações:
Site
Canal no Youtube
Página no Facebook
Projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sobre Direitos Humanos, Gênero e Formação Cidadã. Surgiu em 2017 com o propósito de somar saberes de uma equipe plural e da busca contínua de aprendizado, em prol de uma sociedade mais democrática, diversificada e menos desigual. Produz textos, entrevistas, áudios e pequenos vídeos.
Cabe ao Jornalismo denunciar as injustiças e preconceitos. Sendo assim, a missão do site Elos: Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã é oferecer ao público conteúdo jornalístico sobre questões de gênero e direitos humanos. A proposta do projeto é debater por meio de produtos jornalísticos em que os agentes educacionais e os estudantes também participam, desde sugestão de pautas, até a produção de conteúdos.
O objetivo é promover a cidadania, a garantia de direitos humanos e diversidade de gênero. O site ainda traz colunas de especialistas em questões indígenas, gênero, raça e direitos humanos, e o Observatório de Gênero, um espaço que analisa a cobertura da mídia de Ponta Grossa.
Professores responsáveis:
- Paula Melani Rocha
- Graziela Bianchi
- Karina Janz Woitowicz
Mais informações:
Site criado em agosto/2008, articula produção jornalística e prestação de serviços dentro dos princípios da comunicação comunitária –, por meio de um trabalho que integra ação extensionista (de professores e alunos da universidade), exercício interdisciplinar (vinculado a três disciplinas do curso de Jornalismo) e participação da comunidade.
Além de sua importância para a comunidade, o portal tem propiciado o surgimento de novos objetos de investigação: a relação entre jornalismo comunitário e jornalismo público; convergências entre jornalismo comunitário e jornalismo multimídia; implicações e desdobramentos possíveis da integração da participação popular/comunitária (caráter da comunicação comunitária) com a interatividade e as práticas colaborativas possibilitadas pelas tecnologias de rede.
Como projeto de extensão, tem seu mérito reconhecido desde 2009, com o segundo lugar no Prêmio de Extensão Universitária, concedido pela Proex-UEPG. Como veículo de comunicação e instrumento de aprendizagem do jornalismo, obteve o primeiro lugar na categoria de Jornal-Laboratório Online também por dois anos consecutivos, no 14º e 15º Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná.
Professores responsáveis:
- Cíntia Xavier
- Angela Aguiar de Araújo
- Maria Lúcia Becker
- Paula de Souza Paes
- Volney Campos dos Santos
Mais informações:
Site
Página no Facebook
O projeto produz, difunde e desenvolve boletim informativo digital diário com fotolegenda dos principais momentos da cena cultural em Ponta Grossa, com vistas a fortalecer o teor informativo e, portanto, qualificar o campo cultural no município. Pelo projeto, registra-se em imagem manifestações e aspectos do circuito cultural local.
Procura-se oferecer o serviço de um banco de imagens regularmente atualizado dos acontecimentos ligados a atores, espaços e iniciativas do campo cultural. O projeto contempla demandas do setor cultural ponta-grossense, expressas tanto na baixa regularidade ou mesmo inexistência de informação periódica (e pública) do circuito cultural, quanto na dificuldade de registro e arquivo midiático das manifestações diversas e crescentes da área – na forma de evento, apresentação, performance, iniciativa, sociabilidade ou ocupação do espaço urbano.
Professores responsáveis:
Rafael Schoenherr
Marcelo Engel Bronosky
Para registrar a história, o cotidiano, a cultura de Ponta Grossa foi criado em 2010 o Projeto de Extensão Fotorreportagem UEPG. A proposta, além de contribuir para o aprimoramento da formação acadêmica, já que os alunos são os artífices da nova página na Internet, representa um espaço importante de produção jornalística que tem por objetivo apresentar e repercutir temas de interesse social. Com esta iniciativa, o Departamento e o curso de Jornalismo da UEPG proporcionam uma alternativa de comunicação à comunidade e investe no conhecimento das técnicas e produções fotográficas.
Professor responsável:
Carlos Alberto de Souza
Mais informações:
Blog
Página no Facebook
O Programa Ade! se constitui em oportunidade de aplicar na prática as teorias que envolvem o jornalismo e vivenciar a rotina produtiva de um programa de televisão, em todas as suas etapas. O programa quinzenal irá foca temas relacionados à cultura, entendendo o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, a qual envolve as dimensões da linguagem, do simbolismo, comportamento, da cognição, do espaço, do tempo, enfim, refere-se a uma complexidade de aspectos que incluem conhecimentos, arte, leis, costumes, comportamento e hábitos adquiridos em sociedade.
Professores responsáveis:
Paula Melani Rocha
Graziela Bianchi
Mais informações:
Canal no Youtube
Página no Facebook