A área de concentração - estruturada em duas linhas de pesquisa (LP1: Processos de Produção Jornalística e LP2: Processos Jornalísticos e Práticas Sociais) - busca contemplar tanto aspectos voltados à epistemologia do Jornalismo, com bases teóricas e conceituais situadas nas dinâmicas, rotinas produtivas e aspectos da produção midiática, quanto às relações do Jornalismo com os demais campos do conhecimento, valorizando as interfaces da comunicação com as representações sociais. As duas linhas de pesquisa convergem no estudo das dinâmicas internas e externas do Jornalismo, oferecendo olhares distintos, e complementares, na observação dos fenômenos (comunicacionais) jornalísticos.
Pesquisas da Graduação
O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Cultural e Folkcomunicação desenvolve estudos fundamentados no referencial teórico da folkcomunicação, com enfoque nas temáticas da comunicação e da cultura popular. Com base na perspectiva teórica fundada por Luiz Beltrão, são analisados os processos comunicacionais que envolvem tanto as manifestações populares quanto as articulações entre os meios informais de comunicação e a mídia hegemônica.
Em diálogo com teorias da cultura e da comunicação, os objetos, problemas e fenômenos observados nas pesquisas buscam revelar aspectos da produção de culturas e identidades. O Centro busca ainda fomentar produções jornalísticas que tem as relações entre a cultura de massa e a cultura popular como referenciais temáticos e conceituais.
Os resultados das pesquisas realizadas através do grupo, seja por meio de artigos apresentados em eventos da área ou de publicações especializadas, pretendem fortalecer o campo da folkcomunicação, desvendando outros objetos e aprofundando abordagens teóricas da área.
O grupo de pesquisa de Gênero e Mídia busca desenvolver análises focadas na identificação das representações de gênero produzidas nos/pelos meios de comunicação, seja em uma perspectiva hegemônica ou de ruptura com os estereótipos e hierarquias de gênero.
Os estudos buscam refletir sobre os aspectos culturais da construção do masculino e do feminino, sendo a mídia o espaço em que se processam significados e se produzem as identidades culturais.
O grupo realiza pesquisas envolvendo o monitoramento da mídia sobre temáticas relacionadas a gênero, compreendendo os seguintes enfoques: representações do feminino e do masculino na mídia, jornalismo e a perspectiva de gênero e mídia alternativa e identidades de resistência (gênero, etnia, geração, orientação sexual e outros marcadores de diferença).
O objetivo é compreender os modos de produção, as táticas e estratégias mobilizadas pelos agentes no espaço da produção, bem como os enquadramentos que tais produtos estariam gerando.Buca identificar as lógicas operadas nos circuitos produtivos e igualmente como isto repercutiria nos produtos (discursos) elaborados.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (Gemidi) tem como objetivo geral a implementação de estudos e pesquisas nas áreas da Linguagem, da Apropriação tecnológica, do Ciberativismo e, especialmente, do Jornalismo digital e Cidadania - com investigações no âmbito da produção, dos produtos e da recepção, constituindo-se em espaço de debate e reflexão das especificidades do saber-fazer jornalístico na atualidade.
Como objetivos específicos, busca: a) sistematizar elementos da relação da sociedade civil com as mídias digitais; b) oferecer apoio aos projetos individuais de pesquisa; e c)
fomentar a elaboração de artigos científicos, assim como a participação em encontros, congressos e seminários.