Clube Literário e Recreativo Treze de Maio e outras representações do Movimento Negro na cidade

O clube Treze de Maio foi fundado em 1890 por um grupo de jovens liderados por Lúcio Alves da Silva, Luiz Marias Bento, Cassemiro Cardoso de Menezes, Vidal Blanco e José Borges. Esses jovens reuniam-se clandestinamente no casarão do Sr. Ezequiel Barbosa de Almeida, mas, se descobertos, seriam denunciados pelos brancos que temiam uma rebelião.

Lúcio, engenheiro da primeira sede, tinha como intenção receber negros que não tinham lugares na cidade para frequentar, e no clube 13 de maio se viam acolhidos. Nos primeiros anos de fundação, o clube só aceitava que negros o frequentassem, tradição essa que se perdeu.

Desde sua fundação, o clube era conhecido como um lugar de abrigo para a comunidade, com concursos de beleza negra, tradicionais festas de chopp e diversas comemorações para a comunidade negra da cidade. Nos seus primeiros anos, brancos que queriam entrar no clube eram barrados, pois existiam na cidade vários outros lugares para que eles frequentassem. Já para os negros, existia apenas o Clube 13 de Maio.

Uma grande ajuda para a comunidade negra da cidade foi a Igreja do Rosário. Fundada em 1869, era frequentada por negros recém libertos e escravizados, já que na Catedral Santana eles não eram bem vistos pela sociedade da época. A igreja do Rosário também foi o primeiro lugar onde essa parte da população teve acesso à escola. Também foi graças à doação de terrenos da igreja do Rosário que o clube conseguiu um lugar para construção de sua sede. Sede essa que foi só inaugurada em 1921, anos depois de sua fundação.

Atualmente, a instituição não tem uma atuação tão forte para o movimento negro. Se mantém com eventos como festas universitárias e bailes de terceira idade. Esse espaço tem sido ocupado por instituições como a Sociedade Cacique Pena Branca, que se trata de um centro religioso, na qual são realizadas oficinas e grupos de estudos para negros construírem sua renda. Outra entidade é o Instituto Sorriso negro que se trata de uma organização não governamental ligada a defesa dos direitos sociais dos negros.

Referências:

Clube De Preto. Direção: Ione da Silva Jovino, NUREGS-UEPG, Youtube, 20 de julho de 2018, (49 min). Feito com recursos do programa Universidade sem Fronteiras do SETI-PR. Disponível em:  https://youtu.be/99aT2biAJMs?si=wp_mhh_aAhSOyOK7 no canal Danilo Gabriel

SANTOS, Merylin Ricieli dos. “Quem tem medo da palavra negro?”: Morenos, misturados, mestiços, cafusos, mulatos, escuros, preto social participantes do Clube Treze de Maio – Ponta Grossa (PR). Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividades) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2016

Autor: Samuel Rosa da Silva Xavier de Almeida

Acadêmico do Segundo  ano do curso licenciatura em História da UEPG.

Ano: 2023