Escolas públicas de Ponta Grossa através dos anos
Para a melhor compreensão do surgimento das escolas públicas na cidade, é preciso voltar ao ano de 1823 e revisitar a sociedade e suas mudanças. Há duzentos anos, o Brasil se encontrava politicamente no seu período imperial. Só com esse recorte já podemos retirar uma das raízes deste trabalho, que busca questionar e problematizar o acesso e a qualidade do Ensino Público no país.
Na Constituição promulgada em 1824, no artigo 179, incisos XXXII e XXXIII temos a garantia de que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos, apesar disso não ter sido cumprido. Na cidade de Ponta Grossa, a primeira escola a ser fundada foi pública, o Grupo Escolar Senador Correia, em 1912, quase 100 anos depois da cidade ser fundada.
Esse grupo solucionaria a falta de escolarização nessa região do interior do Paraná. O local da sua construção foi escolhido para que ficasse próximo do comércio e das famílias de prestígio político e social de sua época. A estrutura em si era muito pequena, sendo constituída de apenas 5 salas de aula, o gabinete do diretor e uma sala extra para uso cotidiano.
Mais a frente, a Escola Normal de Ponta Grossa é inaugurada em 1924, para a capacitação de professores na região. Em virtude do grande crescimento populacional na cidade, foi necessária a criação de um curso normal, para a ocupação dos novos cargos docentes que surgiam. O curso era muito frequentado por mulheres, sendo muitas vezes o único trabalho que elas poderiam ter.
O Grupo Escolar Regente Feijó, fundado em 1927, trouxe o ensino secundário para o interior do estado, tornando-o mais acessível, já que anteriormente à sua criação, não havia opção de continuar os estudos sem que o aluno se deslocasse até a capital, Curitiba.
Já em 1937, a Escola dos Trabalhadores Rurais Augusto Ribas foi fundada. Foi um presente do governo de Getúlio Vargas para Ponta Grossa pelo apoio ao golpe dado por ele no mesmo ano. Mesmo com todas as questões polêmicas, a Escola teve um papel fundamental na democratização do ensino técnico: por ser interno, seus alunos poderiam estudar, se alimentar e morar nas dependências escolares. Em 1980, o Colégio Agrícola Estadual “Augusto Ribas” é integrado à Universidade Estadual de Ponta Grossa no Campus de Uvaranas.
O ensino enfrentava algumas dificuldades nos séculos XIX e XX, como a falta de capacitação para os professores, salas de aula, pátios precários, a desigualdade e a falta de escolas. Todos esses quesitos têm uma coisa em comum: poderiam ser resolvidos se o direito Constitucional da educação fosse cumprido.
Referências:
CASTANHA, André Paulo. “Os Métodos de Ensino No Brasil Do Século XIX.” Revista HISTEDBR On-Line, vol. 17, no. 4, Dec. 2017, pp. 1054–77. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651232. Acesso em: 3 ago. 2023.
NASCIMENTO, Maria Isabel M. A Primeira Escola de Professores dos Campos Gerais – PR. 2004. 205 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2004.
ALVES, Luís Alberto Marques. O ensino na segunda metade do século XIX. Revista da Faculdade de Letras, Porto, v. 2, p. 53-92, jun. 2001. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2309.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023.
OLIVEIRA, Vilson Jaques De, and André Paulo Castanha. “O Currículo Escolar Do Ensino Primário Nas Décadas de 1930 e 1940 No Paraná: Características Pedagógicas / The School Curriculum of Primary Education in the 1930’s and 1940’s in Paraná: Pedagogical Characteristics.” Brazilian Journal of Development, vol. 8, no. 5, May 2022, pp. 32934–47. DOI.org (Crossref),Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-020. Acesso em: 6 ago. 2023
NASCIMENTO, Maria Isabel M. “Reconstrução Histórica Das Instituições Escolares Públicas Do Paraná.” Revista HISTEDBR On-Line, vol. 9, no. 35, Oct. 2012. DOI.org (Crossref), Acesso em: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639623. Acesso em: 29 jun. 2023
SOLOMON, Silmara, et al. “A Educação Pública Em Ponta Grossa-PR: O Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945).” Praxis Educativa, vol. 18, 2023, pp. 1–17. DOI.org (Crossref). Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057. Acesso em: 21 ago. 2023
OLIVEIRA, Loraine Lopes de; MARTINIAK, Vera Lucia. Educação das mulheres na cidade de Ponta Grossa-PR na Primeira República. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022023, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3516. Acesso em: 21 ago. 2023.
Autora: Laura Ghellere Ramos
Acadêmica do 1° ano de Licenciatura em História, UEPG.
Ano: 2023