Hospital da Criança de Ponta Grossa

Hospital da Criança de Ponta Grossa

O Hospital da Criança, também conhecido como ‘Hospitalzinho’, é uma instituição especializada em atendimento pediátrico, cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS), localizada na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná.

O contrato entre a empresa responsável pela obra e o município foi assinado em fevereiro de 1996 e teve como cláusula que a concretização do trabalho ficasse pronta para as festividades referentes aos 173 anos de emancipação política da cidade (JORNAL DA MANHÃ, 20/01/1996; JORNAL DA MANHÃ, 07/02/1996). Entretanto, o hospital foi inaugurado no dia 20 de Dezembro de 1996.

O ‘Hospitalzinho’ é administrado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Atende em regime de urgência, emergência e ambulatorial, e presta serviços de: vigilância em saúde, posto de coleta de materiais biológicos, hemoterapia, pneumologia, suporte nutricional, fisioterapia, diagnóstico por imagem, atenção as pessoas em situação de violência sexual, serviço de diagnóstico por anatomia patológica, serviço de diagnóstico de laboratório clínico e serviço de atenção domiciliar, banco de leite, lactário além de contar  com 3 unidades de isolamento 5 leitos destinados à Pediatria Cirúrgica e 24 para a Pediatria Clínica, todos via atendimento SUS (CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE, 2019).

A instituição é fundamental não apenas para a cidade de Ponta Grossa, uma vez que absorve demandas referentes ao atendimento à saúde da população infantil de toda a região dos Campos Gerais. Crianças que ali são internadas por período extenso de tempo contam, inclusive, com a possibilidade de usufruir de uma brinquedoteca. Tal espaço colabora para criação de laços de amizades e no estreitamento de vínculos com demais internados/as e seus acompanhantes. Na brinquedoteca as operações lúdicas, quando controladas por profissionais, exprimem, também, ao seu modo, atividades educativas e de aprendizagem fora do ambiente escolar convencional (LOPES, 2014).

Desde o processo de construção da instituição, o Hospital da Criança tornou-se um importante instrumento político na valorização de uma imagem positiva (ou não) das gestões municipais em Ponta Grossa. A infraestrutura e o trabalho em relação à saúde da população infantil, em vários municípios dos Campos Gerais, ainda possui muitas lacunas a serem preenchidas; por isso o Hospitalzinho é referência para muitas famílias humildes que vivem na região.

REFERÊNCIAS

CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE, 2019. Disponível em: http://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/ficha/atendimento/4119902687062. Acesso 29 de Julho de 2019

JORNAL DA MANHÃ, 07 de fevereiro de 1996.

JORNAL DA MANHÃ, 20 de janeiro de 1996.

LOPES, Bruna Alves Lopes. Um espaço de brincar: o cotidiano em uma brinquedoteca hospitalar. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas). Ponta Grossa: Paraná. 2014. 149 p.

Autora: Bruna Alves Lopes

Licenciada em História Uepg; Mestre e Doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG

Ano: 2019

Revisão: 2020

 

Skip to content