Durante todo mês, serão promovidos eventos voltados à saúde mental materna
Por Ana Luísa Runho e Maria Eduarda Almeida

Foto: Maria Eduarda Almeida
Na última quarta-feira (13), o projeto Maio Furta-Cor visitou a UBS Cesar Antônio Ribas Milléo, que atende as regiões do Jardim Panamá, Costa Rica, Londres e proximidades. O movimento é marcado por ações que são desempenhadas ao redor de todo o país, tendo como objetivo promover o cuidado com a saúde mental materna. A enfermeira Keila Cabral conduziu a conversa e abordou temas como o aleitamento materno, o cuidado com o bebê e o autocuidado das mães.

“A mãe precisa de alguém que a abrace, que fale ‘a culpa não é sua’”, evidencia Keila.
Foto: Maria Eduarda Almeida
Na ação, estavam presentes gestantes, mães e também mulheres que nunca tiveram filhos, incluindo adolescentes. A reunião teve o objetivo de levar informação e direcionamento acerca de aspectos da maternidade. As explicações práticas e orientações tiveram, como principal enfoque, as mães de primeira viagem, que muitas vezes possuem dúvidas sobre os cuidados com o recém-nascido e não têm fontes de informação, e por isso reproduzem costumes prejudiciais a si e aos seus bebês por crença popular ou conselhos de pessoas próximas.
Por exemplo, uma das pautas na conversa foi a importância da amamentação exclusiva até os seis meses da criança, que é crucial para o desenvolvimento adequado, e não deve ser oferecido alimento ou líquido além do leite materno ou fórmula até esta idade. Essa indicação médica, porém, é desconhecida por parte da comunidade, principalmente as pessoas mais velhas, que passam o ensinamento para suas filhas e assim por diante, construindo um ciclo de desinformação.
Foram abordados assuntos relacionados ao cuidado do recém nascido, com demonstrações de como amamentar da melhor forma, como segurar o bebê e auxiliá-lo na pega do seio, como armazenar o leite materno, etc. Porém, para além da dedicação ao filho, a atividade tratou do autocuidado da mãe, principalmente no período do puerpério, quando é comum que as mulheres enfrentem problemas psicológicos em decorrência principalmente da alteração hormonal que ocorre na gestação e após o parto. O apoio para estas condições, como a depressão pós-parto, é escasso na sociedade, e a saúde mental da mãe é muitas vezes invisibilizada, o que faz com que mães lutem com a solidão constante, sem rede de apoio ou reconhecimento de suas dores internas.

Explicações práticas sobre amamentação, com o apoio de um cartaz informativo.
Foto: Maria Eduarda Almeida
A roda de conversa teve o objetivo de criar um ambiente de acolhimento para as mães, reforçando que há a tendência destas mulheres a sentir uma culpa excessiva ou se auto cobrar por situações que, frequentemente, não estão sob seu controle. A todo momento, foi dada liberdade para que as participantes sanassem dúvidas de qualquer natureza acerca da maternidade. “Às vezes, elas não entendem a orientação do médico. Nada como uma roda de conversa para ter um entendimento, para passar o conhecimento, lembrando que elas são mulheres, não apenas mães”, explica Keila.
Também auxiliou na atividade a cabeleireira Tuane Biscaia, uma das participantes da criação da campanha Maio Furta-Cor, que surgiu em uma roda de conversa entre amigas em Curitiba. No projeto, ela desempenha ações beneficentes com as mães no autocuidado, promovendo atividades para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Já foram realizadas oficinas de beleza, como um aulão de design de sobrancelhas e o corte de cabelo solidário voltado às mulheres moradoras da ocupação Ericson John Duarte.
Ela reforça a importância do autocuidado e da autoestima, que são cruciais para que a mulher possa se manter saudável psicologicamente após ter um filho. Muitas mães, porém, precisam negligenciar essa parte de suas vidas para conseguir cumprir responsabilidades financeiras e de cuidado com os filhos, e estas ações têm o objetivo de auxiliar as mães a recuperar este amor-próprio. “Esse ano, vamos promover um aulão de fitdance para as mães, e uma delas comentou: ‘pela primeira vez na vida, viram que mãe também se diverte’. Nós, às vezes, nos atemos a algumas causas e não vemos outras”, comenta a cabeleireira.
Ao longo do mês de maio, a campanha irá promover atividades em todo o município, voltadas para a promoção da saúde mental das mães e para o acolhimento delas enquanto mães e mulheres. As ações são divulgadas no perfil do Instagram @maiofurtacor.pontagrossa.
