Professor da UEPG participa de congresso internacional sobre cultura e educação

O Congresso Internacional de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (CEPIAL) realizará sua sexta edição de 25 a 28 de novembro deste ano, de modo online, e vai apresentar experiências e práticas de atores sociais envolvidos com alternativas de/ao desenvolvimento.

O evento conta com um ciclo de mesas e palestras sobre diversos temas. O professor do departamento de Geografia da UEPG, Edson Belo Clemente de Souza, irá participar no dia 25 de novembro falando sobre Migrações e Direitos Humanos.

A questão central do Congresso será: “em que medida a capacidade de mobilização dos bens ou recursos (culturais, tecnológicos, sociais e ambientais) das comunidades locais é significativa e potencializadora de estratégias de construção de autonomias socioambientais?”. As principais categorias de análise que permearão essa problemática serão: interculturalidade, educação, patrimônio cultural, modernidade periférica, alternativas ao
desenvolvimento, ecologia das práticas, saberes tradicionais, atores subalternos, territorialização das experiências, sujeito coletivo ecológico, autonomia socioambiental, bem viver, saúde coletiva, participação e governança.

Sob o tema “Desenvolvimento Local e Autonomia Socioambiental”, o congresso surge em função do projeto da Rede Internacional CASLA-CEPIAL intitulado UNITINERANTE, o qual busca promover redes de atores sociais locais e regionais a fim de produzir autonomia social e ambiental para a valorização cultural. O IV CEPIAL será norteado pelos seguintes eixos temáticos:

• Eixo I. DIREITOS HUMANOS, DA NATUREZA E DO BEM VIVER
  • Eixo II. INTERCULTURALIDADE , EDUCAÇÃO E BEM VIVER
  • Eixo III. UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NA AMÉRICA LATINA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • Eixo IV. GOVERNANÇA, DEMOCRACIA E AUTONOMIAS LOCAIS

Para participar, o interessado deverá realizar inscrição até o dia 30 de agosto no site do evento. A participação poderá ser como ouvinte ou apresentador de trabalho, podendo ainda participar de oficinas (minicursos) e apresentações artísticas.

História do Evento

Desde 1992, quando da realização do primeiro CEPIAL no Município paranaense de Marechal Cândido Rondon, os Congressos de Cultura e Educação para a Integração da América Latina promovidos pela Casa Latinoamericana (CASLA) e os parceiros da Rede Internacional CASLA-CEPIAL têm criado espaços de debate e produção de ideias sobre os diversos problemas de ordem social, cultural, educacional e ambiental que assolam as regiões latino-americanas.

De lá para cá, a CASLA e a sua Rede promoveram congressos de caráter internacional no Brasil (II CEPIAL na Cidade de Maringá, III CEPIAL na cidade de Curitiba) e em outros países (IV CEPIAL na região dos Lagos-Chile e o V CEPIAL, na cidade San Juan de Pasto, em Nariño, Colômbia). Em 2019, estabeleceram-se acordos com as Universidades UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado de Rio Grande do Sul) para a realização do VI CEPIAL em junho de 2020. Não obstante, por conta da pandemia provocada pelo COVID19, a comissão organizadora decidiu dar continuidade aos Congressos adaptando- os à modalidade de WebConferência, para novembro de 2021. Para maiores detalhes sobre os eventos e parcerias da CASLA, sugere-se consultar o site www.casla.org.

O IV CEPIAL é promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Memorial Chico Mendes, Comitê Chico Mendes, Instituto de Estudos Amazônicos, UFAM, UFPR, Casla Cepial e PPG MADE UFPR.

Texto: Cristina Gresele (com informações Casla)    Imagens: Divulgação CEPIAL