Professora da UEPG Compartilha Experiência e Conhecimento após Doutorado na Itália

O conhecimento produzido deve ser compartilhado. Assim pensa a professora Mariza Tulio, do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Deel-UEPG). Recentemente, ela retornou de um período de doutorado sanduíche na Università degli Studi Internazionali di Roma (Unint), na Itália, com uma bolsa CAPES-PrInt.

Mariza destaca que a mobilidade é crucial para a universidade e aborda na sua tese o impacto da pandemia nas práticas pedagógicas de professores do ensino superior com formação em Inglês como Meio de Instrução (EMI). Ela explica que, ao contrário do ensino do idioma, o EMI prioriza o ensino de conteúdo em inglês, um movimento que promove a internacionalização em casa, beneficiando a comunidade acadêmica sem necessidade de deslocamento.

A diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, professora Sulany Silveira dos Santos, reforça a importância das experiências internacionais, que facilitam o compartilhamento de conhecimento e abrem novas linhas de pesquisa. Mariza pretende contribuir com a UEPG na implementação de políticas de internacionalização em casa, capacitando professores para o uso do EMI, ampliando a visão de mundo dos alunos e preparando-os para desafios globais.

Leia a matéria completa aqui.

Texto: Domitila Gonzalez. Fotos: Domitila Gonzalez, William Clarindo, Universidad Nacional de Salta e arquivo pessoal dos entrevistados.