Professor da UEPG participa de eventos sobre mídias educacionais na Alemanha e Itália

O conhecimento sobre educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi levado para além-mar pelo professor Paulo Dias de Mello, do Departamento de História. Nos últimos meses, ele esteve na Itália e Alemanha para trabalhos sobre mídias educacionais, como parte do Projeto Global Textbook Project (Glotrec). As atividades ocorreram na Universidade de Turim e no Instituto Leibniz/Georg Eckert, onde discutiram a consolidação de livros didáticos globalmente.

O Glotrec, um projeto do Instituto Leibniz/Georg Eckert, visa criar uma plataforma única para pesquisas globais sobre mídias educacionais. Oferece serviços de pesquisa digital multilíngue, combinando currículos escolares e catálogos digitais de livros didáticos. Paulo explicou que o Glotrec Cat oferece acesso a mais de 280 mil exemplos de mídia educacional e textos completos de acesso gratuito.

Na Itália, debateram a transferência de arquivos, a digitalização de livros didáticos raros, a produção de artigos e a orientação de dissertações. Na Alemanha, Paulo realizou um estágio na biblioteca do Instituto Leibniz, com 183 mil volumes de 180 países, e participou de reuniões sobre pesquisas com livros didáticos no Brasil.

A UEPG firmou um convênio com o Instituto Leibniz/Georg Eckert em 2021, integrando uma rede de parceiros da América Latina e Europa, coordenada pela Alemanha. A última conferência em Turim avaliou a digitalização e as pesquisas do projeto. Novos encontros estão previstos, e a UEPG foi solicitada para se tornar um hub de pesquisadores de livros didáticos no Brasil. O apoio internacional do Glotrec e da Fundação Araucária foi crucial para estruturar o Laboratório de Estudos sobre Formação de Professores e Ensino de História, com um acervo de mais de mil livros didáticos e uma estação de digitalização.

Leia a matéria completa.

Texto: Jéssica Natal | Fotos internas: Divulgação | Foto de capa: Luciane Navarro