Bolsas de doutorado na Espanha e Portugal
A Fundação Bancária “La Caixa” abre concurso para 30 bolsas destinadas à realização de cursos de doutoramento oficialmente numa universidade ou centro de investigação em Espanha ou Portugal.
A convocatória abrange todas as áreas de conhecimento e é dirigida a todas as pessoas que cumpram os requisitos para poder ingressar em ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, e não tenham estado anteriormente matriculados no programa de doutoramento ao qual se candidatam.
Os bolseiros devem incorporar-se nas universidades ou centros de investigação de destino entre setembro e novembro de 2020. Excecionalmente, e em casos devidamente justificados, a Fundação “la Caixa” poderá autorizar o adiamento desta incorporação até 31 de janeiro de 2021.
As bolsas têm uma duração máxima de três anos. No entanto, são concedidas por um ano e em todos os casos incluem a possibilidade de duas renovações sempre que os relatórios de seguimento que se exigem em cada ano forem favoráveis. Caso a defesa da tese tenha lugar antes do final dos três anos de duração da bolsa, a bolsa terminará no mesmo dia da defesa.
Requisitos de elegibilidade:
- Experiência: À data de encerramento da convocatória, os candidatos têm de estar num dos quatro primeiros anos (experiência de investigação equivalente a tempo inteiro) da sua carreira de investigação e não devem ter anteriormente obtido o grau de Doutor.
- Habilitações académicas: Aquando do processo de seleção, os candidatos devem cumprir um dos seguintes requisitos:
- Ter concluído um plano de estudos conducente à obtenção de um grau universitário oficial adaptado ao Espaço Europeu de Ensino Superior com 300 ECTS aprovados, dos quais pelo menos 60 ECTS têm de corresponder ao nível de mestrado.
- Ter concluído um grau académico numa universidade não aderente ao Espaço Europeu de Ensino Superior que dê acesso a estudos de doutoramento. A verificação de um nível de habilitações académicas equivalente ao acima mencionado será feita pela universidade quando o processo de admissão for iniciado.
- Mobilidade: Para os candidatos que desejam incorporar-se num centro ou unidade espanhola: Os candidatos devem ter sido residentes ou ter levado a cabo a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de 12 meses nos 3 anos imediatamente anteriores à data de encerramento da convocatória.
- Para os candidatos que desejam incorporar-se num centro ou unidade portuguesa: Os candidatos devem ter sido residentes ou ter levado a cabo a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal durante mais de 12 meses nos 3 anos imediatamente anteriores à data de encerramento da convocatória.
- As estadias curtas, como, por exemplo, férias, num país diferente da residência habitual (onde se levou a cabo a atividade principal) consideram-se períodos passados no país de residência habitual.
- Os candidatos que obtêm uma bolsa têm de realizar o seu doutoramento numa universidade ou centro de investigação diferente da universidade ou centro de investigação onde concluíram a sua licenciatura.
- Candidaturas completas: Apenas serão aceites os candidatos cujas candidaturas preencham todos os requisitos enunciados na convocatória.
Prazo para apresentação de candidaturas: 26 de fevereiro de 2020
Todas as informações sobre o programa e a chamada no site da Fundação “LaCaixa”.