Bolsas de Estudos da Comissão Fulbright Brasil

A Comissão Fulbright no Brasil está oferecendo uma oportunidade única para brasileiros recém-formados em Letras, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. São mais de 50 bolsas disponíveis em 10 programas distintos nas melhores universidades dos Estados Unidos. Estes benefícios, concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos EUA, visam ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.

Como se Inscrever

As inscrições para todos os programas devem ser realizadas online, no site da Fulbright Brasil, até o dia 28 de julho. As bolsas incluem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1, entre outros benefícios, como a integração à rede de alumni da Fulbright no Brasil e no mundo.

Editais Abertos

• Doutorado Sanduíche
    • Destinado a estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento, este programa oferece 25 bolsas de nove meses de duração. O período de estadia nos EUA inicia-se em agosto/setembro de 2025 e termina em abril/maio do ano seguinte.
  • Bolsa para Ensinar Português
    • O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 10 bolsas de nove meses de duração para jovens graduados em Letras (português-inglês). Os selecionados ensinarão português em universidades norte-americanas, frequentando cursos sobre a cultura e história dos EUA e outras disciplinas de interesse.
  • Professor/Pesquisador
    • Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos de experiência após o doutorado, podem candidatar-se a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração. As atividades incluem pesquisa e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com a necessidade de apresentar uma carta de aceite da instituição anfitriã.

Cátedras Especiais

• Cátedra em Energia Renovável na UT Austin
    • Destinada a professores/pesquisadores destacados, esta cátedra envolve pesquisa, ensino e ocasionalmente palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na University of Texas, Austin.
  • Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego
    • Oferece oportunidades para professores e pesquisadores da área de saúde pública para realizar pesquisa e ministrar aulas na University of California, San Diego.
  • Cátedra em Humanidades, Ciências Sociais e Naturais na Universidade de Pittsburgh
    • Focada em temas indígenas, africanos e afro-brasileiros, esta cátedra oferece oportunidades de ensino e pesquisa.
  • Cátedra em Pesquisa sobre Câncer no M.D. Anderson Cancer Center
    • Oferece a oportunidade de passar um semestre acadêmico pesquisando no mais importante centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.
  • Cátedra em Artes, Ciências Humanas e Sociais em Yale
    • Destinada a professores e pesquisadores com comprovada experiência, esta cátedra envolve pesquisa e/ou lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada.
  • Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University
    • Oportunidade para professor/pesquisador sênior nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil.
  • Cátedra em Economia na Rice University
    • Oferece a oportunidade para professor/pesquisador lecionar ou desenvolver pesquisa em economia.

Não perca essa chance de expandir seus horizontes acadêmicos e profissionais nos Estados Unidos com o apoio da Fulbright Brasil. Para mais informações e inscrições, acesse o site da Fulbright Brasil.