PPG em Ciências Sociais Aplicadas realiza Coil em parceria com universidade da Colômbia

PPG em Ciências Sociais Aplicadas realiza Coil em parceria com universidade da Colômbia

Uma experiência de ensino internacional na pós-graduação: a parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade del Valle, de Cali, na Colômbia, rendeu uma atividade em formato Coil (collaborative online international learning) durante a disciplina de Desenvolvimento Rural e Agroindustrial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG (PPGCSA) e do PPG em Economia da Univalle.

De acordo com a professora Mirna de Lima Medeiros, responsável pela disciplina no PPGCSA, o Coil foi desenvolvido em conjunto com a professora Nadja Simone Menezes Nery, da Univalle. “Nós tínhamos alunos de mestrado e doutorado aqui do Brasil e alunos de pós-graduação e graduação de lá, totalizando mais de 30 alunos”, explicou. Segundo ela, o formato trouxe desafios e aprendizados. “Foi desafiador por várias razões, entre as quais destaco a língua, a diferença de calendário e acontecimentos institucionais, e também o fuso horário. Por outro lado, foi muito bacana ver os alunos interagindo e se adaptando para superar as dificuldades, construir trabalho e aprender um sobre o outro e sobre os países envolvidos. Tivemos alunos do Brasil, da Colômbia e também de Guiné-Bissau”, contou.

A professora destacou ainda o engajamento dos participantes. “Os alunos foram super participativos e interessados, e isso deixou as discussões muito ricas. Por algumas vezes acabamos inclusive passando do horário”, relatou. Ela acrescentou que o Coil integra um convênio firmado com apoio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UEPG. “Inicialmente foi feito para desenvolver uma pesquisa e entendemos que poderíamos ampliar as ações. Esperamos desenvolver algumas publicações conjuntas e temos outro projeto de pesquisa em andamento com financiamento da Fundação Araucária. Estamos planejando um evento lá e possivelmente haverá uma nova edição do Coil em 2027”.

Para Mirna, a internacionalização promovida pela iniciativa amplia horizontes. “A internacionalização, nesse caso sul-sul, permite ver problemas semelhantes e soluções diversas; abre os olhos dos envolvidos e enriquece sua atuação profissional, pessoal e de pesquisas”. A professora agradeceu o apoio dos programas de pós-graduação e escritórios de internacionalização das duas universidades, e também da professora Jacy Sousa, do curso de enfermagem da UEPG, que compartilhou suas experiências com o Coil.

Para a professora Nadja Simone Menezes Nery, da Universidad del Valle, a experiência também foi inédita e marcante. “Foi uma atividade bastante importante, sobretudo pela questão da internacionalização. Apesar de já haver uma iniciativa muito recente com respeito a esse Coil, foi a primeira vez que uma disciplina se levou nesse formato. Então foi uma experiência muito valiosa”, avaliou. Nadja observou que o idioma foi um dos principais desafios. “Os alunos ficaram um pouco receosos, principalmente com a questão da linguagem, de ser outro idioma. Eles tinham muito receio no começo. Apesar de a gente falar devagar e pedir para os colegas do Brasil falarem mais pausado, mais bem pronunciado, eu também servia como interlocutora. Em algumas situações eu traduzia para eles, e como a professora Mirna também domina o espanhol, ela também tinha esse cuidado”.

A docente ressaltou que o aprendizado foi não apenas acadêmico, mas também cultural. “Organizamos a disciplina com um espaço para que os alunos se apresentassem, falassem de seus hobbies. Também relacionamos a disciplina com aspectos culturais: por exemplo, falei de alguma lenda que existe no campo, no Brasil e na Colômbia”. A integração entre os grupos foi um dos pontos altos, com atividades em grupos formados por estudantes de ambos os países. “No final, eles gostaram da dinâmica e aprenderam bastante, puderam perceber também as realidades distintas que a gente tem no campo colombiano e no campo brasileiro, além das semelhanças como países latino-americanos”, explicou.

Nadja também destacou a presença de convidados internacionais. “Nesse Coil, trouxemos professores que eram especialistas no tema para conversar com eles”, lembra. “Contamos com a presença do professor Gasola, da UTFPR, referência na questão da agricultura familiar, e do professor Paulo Mourão, da Universidade do Minho, em Portugal, chefe do Departamento de Economia e referência nessa área”.

Entre os alunos participantes, a doutoranda em Ciências Aplicadas pela UEPG Gabriela Covalchuk destacou o impacto positivo da experiência. “A participação na disciplina em parceria com a Universidad del Valle foi uma experiência profundamente enriquecedora, tanto no campo acadêmico quanto pessoal. Descobri novas formas de compreender a pesquisa e as práticas sociais, observando como diferentes contextos culturais e institucionais moldam o modo de pensar e agir sobre o desenvolvimento”, relatou. Para ela, o diálogo com colegas de outros países ampliou a visão sobre o tema. “Ao lado dos estudantes colombianos, refinei minha percepção sobre o que ainda precisa ser ajustado entre as nossas realidades, fortalecendo esse processo de retroalimentação do conhecimento que torna as ações mais eficazes e contextualizadas”.

“Enquanto dialogava, daqui do Brasil, sobre pesquisa e prática, fui positivamente surpreendida pela profundidade das discussões e pela generosidade intelectual das pessoas que conheci, especialmente das professoras, que me inspiraram a repensar as práticas do desenvolvimento rural e agroindustrial no país”. Encerrando o doutorado, a estudante destacou a transformação que o Coil proporcionou em sua trajetória. “Foram muitos aprendizados que, pouco a pouco, vêm se incorporando não apenas ao meu trabalho de doutorado, mas também à minha forma de perceber o mundo acadêmico e social, uma perspectiva mais sensorial, que busca ver as coisas em movimento, sentir os processos e compreender suas dinâmicas concretas. Sigo entusiasmada e curiosa pelas perspectivas que ainda serão construídas e aprofundadas ao longo da pós-graduação”.

Texto: Aline Jasper | Foto: Gabriel Miguel | Via: CCOM UEPG

 

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