Cooperação Internacional

Cooperação Internacional

O convênio com o Kompetenzzentrum Obstbau Bodensee, no qual Louise passou seis meses, é um dos mais de 60 termos de cooperação entre a UEPG e instituições estrangeiras. Ao todo, são 63 acordos que promovem a mobilidade acadêmica e a pesquisa conjunta, contribuindo para a produção de ciência e conhecimento na Universidade.

Desde 2022, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, preside a Rede Zicosur Universitário (RZU), composta por 40 universidades de seis países da América do Sul. Em 16 de maio, foi lançada a Cátedra Aberta Zicosur Universitário, integrando especialistas da RZU e dando visibilidade aos trabalhos realizados pelas universidades membro.

Na inauguração, Hernán Cortés apresentou um histórico das ações que levaram à criação do Zicosur Governo e da Rede Zicosur Universitário. Segundo o professor Miguel Sanches Neto, a Cátedra Zicosur simboliza a conexão entre essas duas instâncias e promove uma internacionalização solidária, enfatizando a contribuição mútua para o desenvolvimento regional.

A diretora do ERI-UEPG, professora Sulany Silveira dos Santos, anunciou encontros mensais da Cátedra Aberta Zicosur. O próximo evento, em 27 de junho, focará nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dr. Rafael Mattiello, da Unioeste, apresentará boas práticas no mapeamento de metas dos ODS nas publicações científicas.

 

Mobilidade em números

Recentemente, a UEPG aprovou dez estudantes para a mobilidade estudantil internacional no Canadá via Mitacs, programa que oferece uma bolsa integral de 12 semanas para projetos de pesquisa em universidades canadenses. Esses selecionados fazem parte dos 79 alunos em mobilidade na UEPG, que inclui tanto estrangeiros matriculados na instituição quanto alunos da UEPG no exterior.

No início do ano, o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (Nutead) recebeu 21 alunos via mobilidade virtual pela Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (AEADPLP). A coordenadora pedagógica do Nutead, professora Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, destaca que o programa amplia o repertório formativo dos acadêmicos e oferece contato com diferentes formas de condução do processo educacional na modalidade EaD, além de promover o intercâmbio cultural.

Interessados em mobilidade estudantil internacional podem acompanhar os editais nas redes sociais do Escritório de Relações Internacionais da UEPG (@eriuepg) e na aba ‘Editais’ do site oficial. O ERI está localizado na sala 54 do bloco da Reitoria, em Uvaranas, e atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Leia a matéria completa aqui.

Texto: Domitila Gonzalez. Fotos: Domitila Gonzalez, William Clarindo, Universidad Nacional de Salta e arquivo pessoal dos entrevistados.

Skip to content