I Colóquio Visibilidades e Perspectivas falará sobre literatura Africana
O I Colóquio Visibilidades e Perspectivas acontece nos dias 12 e 13 de novembro de 2020. O evento é organizado pelas professoras Joana Martins Pupo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Emanuela Carla Siqueira da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Colóquio será realizado na modalidade on-line.
O projeto visa contribuir, na teoria e na prática, para o pensamento crítico dos estudantes e dos professores em formação, bem como da comunidade externa em geral interessada no tema. Segundo a docente Joana M. Pupo, “haverá discussão sobre obras literárias de autoria das mulheres de diversas épocas, nacionalidades e origens, menos conhecidas pelo público em geral, bem como a divulgação e a discussão da produção teórica da crítica feminista, em especial a literária”, conta.
A intenção do Colóquio é dar visibilidade aos estudos sobre literatura africana produzidas por mulheres; discutir o trabalho de pesquisas acadêmicas em tradução de escritoras mulheres, e; divulgar produções acadêmicas brasileiras recentes, na perspectiva da crítica feminista. “Entendemos que as desigualdades de gênero ainda intensamente presentes na sociedade como um todo decorrem da falta de conhecimento e também da falta de representação dos grupos sociais das chamadas minorias, das quais as mulheres fazem parte nos espaços institucionais, principalmente, em aqueles que produzem e divulgam conhecimento”, declara Joana. “O projeto contribui não só para a conscientização dessas desigualdades, mas principalmente, fornece visibilidade às contribuições das mulheres nos campos referidos ao longo da história, com exposição de estratégias e formas que podem favorecer mudanças tanto na educação quanto na sociedade, através de uma reflexão crítica na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática”, complementa.
O evento faz parte do projeto de extensão “Visibilidades e Perspectivas – Literatura de Autoria de Mulheres e Crítica Feminista”, coordenado pela Professora Joana M. Pupo do Departamento de Estudos da Linguagem (UEPG), em parceria com o Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP), coordenado pela professora Mariza Tulio (UEPG). As atividades contam com as parcerias externas da doutoranda e pesquisadora do programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emanuela Carla Siqueira, e da professora Janice Inês Nodari do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR.
Este primeiro colóquio tem como objetivos específicos:
1) discutir e dar visibilidade aos estudos que têm como objeto a literatura africana produzidas por mulheres;
2) discutir e dar visibilidade ao trabalho de pesquisa acadêmica em tradução de escritoras mulheres, e;
3) divulgar produção acadêmica brasileira recente de perspectiva da crítica feminista.
PROGRAMAÇÃO
Dia 12 de novembro
16:30h – Lançamento do livro Lentes, Pincéis e Páginas – Discursos de Mulheres – Anna Beatriz de Paula e Miriam Adelman (Orgs) – Editora UFPR
17:30 h – MESA 1 – Literaturas em África – Mulheres Escrevem
Composição da mesa: Profa. Dta. Janice Nodari (UFPR); Tradutora e Mta. Carolina Kuhn Facchin (UFPR); Profa.Dra. Joana Pupo (DEEL-UEPG)
Dia 13 de novembro
17:30 h – MESA 2 – Pontes outras & pontas outres: feminismos, tradução e processos colaborativos
Composição da mesa: Dta. Beatriz Regina G. Barboza (PGET-UFSC); Dta. Emanuela Carla Siqueira (UFPR), Dta. Julia Raiz do Nascimento (UFPR).
O formulário de presença estará disponível no chat da transmissão assim que começar o debate de cada sessão.
Para inscrever-se preencha o Formulário.
Saiba mais no site do evento.
Texto: Vanessa Hrenechen Fotos: Arquivo pessoal e divulgação