Inscrições abertas: mobilidade no Instituto Politécnico de Bragança – Portugal 2026
Quer estudar em Portugal? Então não perca essa oportunidade!
A partir de hoje (20/10/2025), o Escritório de Relações Internacionais da UEPG irá receber a documentação de alunos de graduação e mestrado que desejem cursar um semestre acadêmico no Instituto Politécnico de Bragança (IPB-Portugal) durante o período de fevereiro a julho de 2026. Não há limite de vagas, aproveite!
⏰ Prazo de envio das candidaturas para o ERI
3 de novembro de 2025
Serão aceitas inscrições de estudantes que:
- Tenham idade mínima de 18 anos;
- Estejam cursando a partir do segundo ano da graduação;
- Não integralizaram todas as disciplinas do curso;
- Não estejam em regime de dependência;
- Não estejam com a matrícula trancada;
- Possuam condições financeiras de se manter no exterior.
Para participar da pré-seleção, você deve enviar ao e-mail do ERI (eri@uepg.br) os seguintes documentos: cópia do passaporte, histórico escolar, comprovante de matrícula, Contrato de Estudos do ano letivo preenchido.
Você pode consultar o calendário acadêmico IPB aqui! Para auxiliar no preenchimento do “Contrato de Estudos”, os candidatos podem consultar o Guia ECTS aqui; o preenchimento da Tabela B do Acordo de Estudos é obrigatório. Fique atento: as disciplinas a serem escolhidas pelos alunos de graduação são as referentes aos cursos de graduação/licenciatura, não de ensino técnico. O IPB não aceita candidaturas enviadas diretamente pelos alunos.
🧾 Certificados e ementas
Os certificados finais serão enviados até 6 semanas após o final do semestre (15/07/2026).
As ementas das unidades curriculares estão disponíveis online.
Se for necessária uma versão carimbada e assinada, os alunos poderão solicitar pessoalmente nos serviços académicos do IPB (custo: 5,00 € por ementa).
Mais informações:
- Os alunos devem estar regularmente matriculados na UEPG.
- Devem escolher 5 matérias do 2.º semestre (fevereiro a julho), de um só curso e ano, para evitar sobreposição de horários.
- Não é possível escolher menos nem mais de 5 matérias, nesta fase da candidatura.
- Os alunos devem escolher unidades curriculares de um único campus — Bragança ou Mirandela.
- Os alunos de intercâmbio de licenciatura ou mestrado não podem escolher unidades curriculares dos cursos técnicos do IPB, pois o nível de ensino é inferior ao de uma licenciatura ou mestrado.
- Os alunos de intercâmbio de licenciatura ou mestrado podem escolher unidades curriculares de línguas oferecidas pela Escola Superior de Educação do IPB, depois de chegarem ao IPB;
- Caso desejem frequentar o curso intensivo de línguas do Centro de Línguas do IPB, este será opcional e sujeito a pagamento.
- Os alunos de intercâmbio não pagam anuidade, conforme o acordo de cooperação entre o IPB e a UEPG.
- Ficam a cargo dos alunos: Seguro de viagem e de saúde (PB4); Viagens; Alimentação (2,85 €/refeição no refeitório); Alojamento (informações a disponibilizar mais tarde, em caso de aceitação); Material escolar e despesas pessoais.
Se ainda ficou dúvida, é só entrar em contato com o ERI pelo e-mail eri@uepg.br ou pelo telefone (WhatsApp) 42 3220-3260.
