OIF convida para a Semana da Francofonia no Brasil 2021
A Organização Internacional da Francofonia comemora todos os anos, por volta de 20 de março, a data de aniversário de sua criação. A Festa da Francofonia celebra a língua francesa e os valores que ela transmite ao mundo: diálogo e amizade entre os povos, riqueza e diversidade cultural.
Neste ano, os eventos ocorrerão de forma virtual, acesse a programação.
DESTAQUES BELGAS
- Mostra de curtas em francês – 15 de março à 15 de abril
Programação gratuita de curtas-metragens, disponíveis na plataforma do SESC digital. Dentro das 11 obras selecionadas, destaque para as curtas belgas “La musique” e “Vihta”.
SITE DO SESC DIGITAL (francês com legendas em português)
- Encontro: clube de leitura com Mathilde Alet – 16 de março, 17h00
A autora franco-belga Mathilde Alet vai encontrar os leitores em torno do livro Sexy Summer (disponível gratuitamente na Culturethèque).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES (francês)
- Gastronomia ao molho francófono – 16 de março, 19h00
Os chefes Frédéric Monnier e Frédéric de Maeyer vão apresentar o melhor das cozinhas francesa e belga. Durante a live, irão apresentar a preparação de um prato típico francês e uma sobremesa feita com uma das maiores tradições belgas: o chocolate.
LIVE NO YOUTUBE (português e francês)
- Palestra “Como estudar em países francófonos” – 18 de março, 17h00
Participe das palestras oferecidas pelas organizações Wallonie-Bruxelles Internacional (Bélgica francófona), Campus France Brasil, Canadá, Quebec, Suíça Agência Universitária da Francofonia na América Latina.
INFORMAÇÕES (português)
- Desvios na francofonia: Bélgica – 19 de março, 18h00
A Bélgica foi convidada pelo BiblioMaison para apresentar o país especialmente para os viajantes, destacando curiosidades culturais, históricas e naturais, e respondendo a perguntas do público.
INFORMAÇÕES (português)
- Espetáculo “L’appel d’air” – 20 de março
Valônia-Bruxelas Internacional e a Organização Internacional da Francofonia, junto à União Europeia, convidam a celebrar o Dia Internacional da Francofonia. Da rumba (Congo) ao circo (Costa do Marfim), passando pela poesia (Canadá – Quebec), humor (Suíça) ou mesmo dança (Burkina Faso) e cinema (Tunísia), deixe-se levar por Bruno Coppens, comediante belga, acompanhado por Alf, DJ, numa viagem virtual pela diversidade francófona.
INFORMAÇÕES (francês)
- Palestra “Mulheres e novas tecnologias: quais desafios para a educação?” – 20 de março, 13h00
Quatro mulheres dos quatro cantos da Francofonia se reunirão para discutir o lugar da mulher no mundo da TI e o papel da educação para alcançar a meta de um melhor equilíbrio de gênero nesta área.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES (francês)
Texto: Vinícius Trujillo Imagem: Divulgação ERI UEPG