Mostra Telmo Faria traz espetáculos impactantes, apresentados às 22h

Mostra Telmo Faria traz espetáculos impactantes, apresentados às 22h

A partir de quarta-feira, 09 de novembro, a Mostra Telmo Faria traz apresentações de espetáculos adultos às 22h, dentro da programação do 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata). Serão três espetáculos no Auditório B do Cine-Teatro Ópera: Índice 22, Deslady e Animo Festas. Após as exibições, o público terá oportunidade de conversar com o elenco, os diretores e a equipe técnica – haverá debate após todas as peças do festival voltadas ao público adulto. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados na bilheteria do Ópera, no dia das peças, a partir das 18h.

“Quando a equipe curatorial selecionou essas peças, foi pensado também no espaço, menor e mais intimista, justamente porque os espetáculos das 22h têm um outro clima mesmo, onde a plateia fica mais perto do palco e as peças têm um teor adulto ou alguma cena mais ousada”, comenta Nelson Silva Junior, coordenador geral do Fenata. Para ele, os temas abordados são mais filosóficos e levam a uma reflexão, em um teatro que tem muito do que originalmente fundou o Fenata.

O curador do festival, Gilvan Balbino, conta que a Mostra Telma Faria, antigamente chamada Dez em Cena, surgiu para trazer para Ponta Grossa, uma cidade ainda muito conservadora, espetáculos de pequeno ou médio porte com temas considerado ‘tabus’, fazendo assim um recorte para um público específico, já que na mostra principal os espetáculos eram, na maioria das vezes, destinados ao público de todos as idades. “Ao longo do tempo, a mostra foi ganhando outras configurações e hoje busca trazer espetáculos contemporâneos e experimentais, no que se refere a novas linguagens”, explica.

 

Programação

 

Índice 22

Téspis Cia. de Teatro (Itajaí – SC)
Apresentação 09 de novembro, às 22h, no Cine-Teatro Ópera B
Classificação 18 anos

Foto: Lenon Ceszar

“O que nos define como pessoas? As experiências que nos acontecem no momento presente ou as memórias que acontecem após o acontecimento? Em um mundo cheio de imagens e cenários possíveis, necessitamos que algo nos aconteça para termos a impressão de estarmos vivos. Em mundo cada vez mais ‘espetacular’, até que ponto somos capazes de fazer do nosso sofrimento e do sofrimento alheio um show em busca de views e likes. Se a popularidade é a medida para nossas vidas, por quanto tempo será possível manter-se vivo?” (Sinopse da peça).

Na peça, a consagrada atriz catarinense Denise da Luz traz todo seu talento e sua experiência de mais de 30 anos de teatro para interpretar uma personagem que reflete a espetacularização da violência em nosso cotidiano através das relações sociais.

A Téspis Cia. de Teatro foi fundada em 1993, com o objetivo de estudar o fazer teatral na montagem de espetáculos. Para a companhia, “o teatro é uma forma de entender (se) (n)o mundo, discutir questões  e dialogar com ele através de obras de arte que reflitam uma forma de ver, agir e pensar”. Desde 2009, a Tépsis, que já se apresentou em Portugal, Venezuela, Chile, Paraguai e Argentina, conquistando mais de 40 prêmios, trabalha com textos autorais de Max Reinert que privilegiam a construção de uma identidade singular.

 

Deslady

Cia dos Palhaços (Curitiba – PR)
Apresentação 10 de novembro, às 22h, no Cine-Teatro Ópera B
Classificação 18 anos

“Eu aqui invoco todo o meu poder!

O poder da força da transformação.
Invoco aqui a força do céu, da terra,
do universo.

De todos os seres.
Invoco a força dos meus antepassados. A força da mulher!

(Trecho da peça)

Uma palhaça apaixonada por dramas resolve montar sozinha a tragédia de William Shakespeare Macbeth. Ela conhece apenas a personagem feminina, Lady, companheira do protagonista sanguinário. Durante o percurso desta montagem, a palhaça se depara com inúmeras dificuldades, mas sempre tenta manter o equilíbrio. Até que ela se deixa dominar pelo poder da Lady Macbeth e fica à beira da loucura.

Para se reerguer, recorre a força feminina e ao seu próprio poder. Em um solo, a atriz Nathalia Luiz discute padrões culturais negativos que perpetuam a violência. O projeto é solo, mas reuniu uma equipe de 12 mulheres na sua criação.

 

Animo Festas

La Cascata Cia. Cômica / Klaus Empreendimentos Artísticos (São José dos Campos – SP)
Apresentação 11 de novembro, às 22h, no Cine-Teatro Ópera B
Classificação 18 anos

 Foto: Beto Assem.

“Ele faz o que ninguém quer fazer,

ele vai onde ninguém quer ir.

Ele anima festa de criança!”

(Trecho da sinopse da peça).

Animo Festas é o show do palhaço Klaus que nos narra seu submundo decadente como um animador de festas infantis. Ao som de rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980, Animo Festas desnuda a máscara do palhaço com humor ácido e sarcasmo, colocando no centro do picadeiro uma pessoa que está à margem da sociedade, em seu embate pessoal entre a fidelidade à arte que se propõe e a necessidade financeira de se ajustar ao mercado.

A La Cascata Cia. Cômica/Klaus Empreendimentos Artísticos é um grupo que tem como foco de pesquisa de trabalho a linguagem cômica e o aprofundamento na máscara do palhaço. Este caminho é a busca de expressões artísticas onde o arte do riso se manifeste. Para tanto, utiliza elementos concernentes a esta linguagem e sua pesquisa que nasce no teatro de rua e encontra na linguagem do circo, revela uma maneira particular de ver o mundo, com os olhos de quem acredita que o riso diminui a distância entre as pessoas.

 

Sobre Telmo Faria

A Mostra Telmo Faria é uma homenagem a José Faria Moritz (1918 – 1997), ator e teatrólogo, conhecido nacionalmente pelo nome artístico de Telmo Faria. Ele foi o grande idealizador do Fenata. Como era muito querido e conhecido no meio artístico, foi responsável por trazer atores de renome, que divulgaram e colocaram o evento no calendário nacional. Telmo Faria também fundou o Grupo de Teatro Universitário da UEPG (GTU-UEPG). Saiba mais sobre a história do Fenata e a importância de Telmo Faria na consolidação de um dos mais importantes eventos culturais do país aqui.

 

Texto: Sandrah Souza Guimarães | Foto de capa: Lenon Ceszar

 

Skip to content