Grupo Interconexões participa de Mesa-redonda e apresenta trabalhos na II Jornada da Questão Agrária

O grupo de pesquisa Interconexões estava presente na II Jornada da Questão Agrária e Desenvolvimento, evento promovido pelo NEPEA, CERU e ENCONTRA da UFPR.

Na Mesa-redonda “Povos e comunidades tradicionais: territórios, biodiversidade e saberes tradicionais”, encontravam-se os professores Dr. Jorge Montenegro – Geografia/UFPR, Dr. Nícolas Floriani – UEPG, Dr. Gilmar Franzener – UFFS e Dr. Osvaldo Heller da Silva da UFPR, na coordenaçao.

O Prof. Nicolas Floriani, representando o GP INTERCONEXÕES, falou dos princípios teóricos e metodológicos norteares do grupo. A problemática destacada envolveu conceitos como territorialidades, identidade e reconhecimentos dos direitos das populaçoes tradicionais, saberes locais e conflitos entre atores sociais.

Nicolas Floriani, representando o GP INTERCONEXÕES

Prof. Nicolas Floriani buscou sistematizar o contexto no qual as pesquisas dos academicos se encontram na região dos Campos Gerais, destacando 12 pesquisas no âmbito da graduação, mestrado e doutorado. Na II Jornada, foram apresentados os trabalhos “Práticas Socioespaciais do Modo de Vida Rural no Contexto Urbano da Cidade de Ponta Grossa, Paraná” de autoria Gilliane Gonzales e Nicolas Floriani e “Práticas tradicionais faxinalenses: etnoconhecimento da dinâmica florestal na comunidade Taquari dos Ribeiros, Rio Azul- PR” de autoria de Ane Carrilho, Nicolas Floriani e Tiago Augusto Barbosa.

Skip to content