Interconexões participa do 1º Encontro da Unitinerante no Faxinal Sete Saltos

Gladys De Souza Sanchez e Nicolas Floriani

Sendo esta uma das primeiras etapas da Unitinerante devemos parabenizar a todas e todos os participantes que com sabedoria, humildade e dignidade souberam participar da escola da vida que foi generosamente aberta pelos faxinalenses do Faxinal Sete Saltos, durante os dias 20 a 22 de outubro de 2017.

Desde o começo sentimos a importância de aprender sobre a relação e respeito pela MÃE TERRA e pelos demais seres vivos deste planeta.

América Latina esteve sempre presente e, nesta escola sem paredes. Estivemos também, atentos á excelente panela fumegante, cujos ingredientes foram os produtos da lavoura do Faxinal e da espiritualidade emanada deste território.

Um repouso para nossas mentes ocupadas diariamente pelos confrontos entre um Estado Capitalista e um povo em luta, desiludido com os rumos tomados pelos governos representantes de setores oligárquicos historicamente comprometidos com a ganancia e o privilégio de poucos.

Aprendemos muito com os faxinalenses, principalmente sobre a memoria desta população que, com dignidade vem mantendo as suas tradições e com a esperança de que os jovens não sejam obrigados a deixar a terra cultivada-cultuada há muito seus avós, pais e mães.

Aprendemos a reconhecer a sua luta pela autonomia dos Faxinais e reconhecimento de seus direitos.

Esta é a verdadeira Escola da Comunidade!!!! E se algum dia- esperamos que chegue logo – o Estado ou o Município decidem atender a reivindicação e reconstruam uma escola neste Faxinal com base na diversidade de saberes e ontologias que possibilite a busca de alternativas aos problemas socioambientais de diferentes escalas e magnitudes, a partir das experiências locais historicamente territorializadas.

Aprendemos ainda a ter confiança neste mundo que faz acontecer, cuja ações buscam ser consequentes com seus princípios de ética e respeito pelo seus semelhantes.

Foi o começo de um diálogo produtivo, uma agenda de tarefas concretas destacou momentos de trabalhos conjuntos e de interação afetiva entre os moradores e os participantes da Unitinerante e da Rede Casla-Cepial (confiram programação).

Parabenizamos a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), parceira do Projeto “UNITINERANTE”, representada pelos professores Dra. Marilise do Rocio Oliveira, Pró-reitora de extensão e Cultura, e do Dr. Nicolas Floriani, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia.

Parabenizamos aos Professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Dr. Adnilson de Almeida Silva, Dr. Josué da Costa Silva, Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva e a seus orientandos Jefferson Henrique Cidreira e Jaqueline Sousa de Araújo. Destacamos também a participação dos discentes Michel Kuller Meira, do Movimento de Benzedeiras e Curandeiros Aprendizes da Sabedoria, Martin Ignacio Torres Rodriguez (PPGEO, UEPG), Sonia Vanessa Langaro (PPHist, UNICENTRO), Cleusi Bobato Stadler (SEED, Imbituva), e Dra. em geografia Tanise Tomazi Alves.

Parabenizamos, ainda; ao Professor da Universidade Alberto Hurtado do Chile, Dr. Juan Carlos Skewes, aos professores Dr. Antonio Marcio Haliski (IFPR, Litoral), ao Dr. Almir Nabozny (UEPG), ao Dr. Ancelmo Schoerner (UNICENTRO, Irati), ao Dr. Celbo Fonseca Rosas (UEPG). Ao professor Dr. João Luis Dreminski (IFPR, Irati) e à agrônoma Dra. Margit Hauer (IAP).

Igualmente, ao Prof. Dimas Floriani da Universidade Federal do Paraná e do MADE (Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento), Coordenador acadêmico da Rede Internacional “SEMEANDO NOVOS RUMOS” “SEMBRANDO NUEVOS SENDEROS” (REDE CASLA-CEPIAL) e da Casa Latino-americana de Curitiba (CASLA) e à presidente da Casa Latino-americana, Dra. Gladys Renée de Souza Sánchez esteve presente durante todos os momentos no encontro.

Com ajuda do Ministerio Público, na ocasião representado pelo Procurador Dr. Saint Clair Honorato Santos, e o Advogado Emerson Handa da CASLA tratou de atualizar o Estatuto da Associação dos faxinalenses de 7 Saltos e a partir das demandas reais dos faxinalenses. O estatuto reflete a nova perspectiva desta população em defender o direito ao território , de respeitar a territorialidade (festas, religiosidade, praticas produtivas sustentáveis, regime de propriedade comunal), combate em sua razão histórica.

Detacamos o trabalho incessante das técnicas do Grupo de Pesquisa Interconexões no Projeto ¨Selo Socioambiental dos Produtos da Agrofloresta Faxinalense (edital SETI-USF 003/2016)¨, pedagoga Ronir de Fátima Gonçalves e da administradora Tamires Benki, bem como da professora, mestre em educação, Marilei Ferreira e Marli Chagas, ambas faxinalenses.

Incansáveis também foram os voluntarios da CASLA, a jornalista Renata Peterline e o produtor cinematográfico Nelson Settanni que trabalharam, que trataram de registrar cada momento do encontro, e as psicólogas Gabriela Carvalho Texeira, Victória de Biassio Klepa y Joana Schenatz Trautweim.