II Encontro Acadêmico-comunitário da Unitinerante

Regularmente ofertada, a Disciplina ¨Saberes Geoecológicos Tradicionais e Diversidade Socioterritorial¨, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Nicolas Floriani, do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG, será realizada mais uma vez fora dos “muros¨ da Universidade.

II ENCONTRO ACADÊMICO-COMUNITÁRIO DA UNITINERANTE:
SABERES GEOCOLÓGICOS TRADICIONAIS E DIVERSIDADE SOCIOTERRITORIAL

Apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (UEPG) pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia (UEPG) e Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR, Paranaguá) e outros professores e profissionais voluntários da Rede Casla-Cepial decidiu-se por realizar um período de vivência de uma semana em três comunidades tradicionais paranaenses, beneficiárias do projeto aprovado pelo CNPq (DAS TERRITORIALIDADES TRADICIONAIS ÀS TERRITORIALIZAÇÕES DA AGROECOLOGIA) e onde serão trocadas experiências entre acadêmicos e habitantes do Faxinal.

A ideia vem ao encontro dos princípios da UNITINERANTE, projeto idealizado pela Casa Latino-americana (CASLA), que é dar voz aos atores sociais historicamente inviabilizados pelas instituições formais (sistemas jurídicos, educacionais, democrático, etc), marcados pelo processo de modernização excludente, aproximando-se, com isso, das demandas reais das comunidades vulneráveis e em situação de conflitos socioterritoriais.

Oficina Participativa realizada no 1º Evento Acadêmico-comunitário da UNITINERANTE, em outubro de 2017, no Faxinal Sete Saltos, Paraná

A disciplina contará com a participação des professores, lideranças comunitárias e representantes do poder público e de ONG, buscando colocar em um mesmo patamar de discussão as diferentes narrativas de realidades sociais e territoriais.

O objetivo do evento acadêmico-comunitário é a formação-capacitação de profissionais, pós-graduandos e moradores das comunidades. A finalidade é a produção de material virtual para as comunidades, tal como um site ou blog.

A programação das atividades inclui Oficinas participativas, palestras e práticas de campo nos referidos território rurais tradicionais, conforme exposto abaixo.

Disciplina PÓS GRADUAÇÃO UEPG-IFPR-MADE
Prática de Campo
Palestras

Oficinas:

Tema 1) Sistemas de certificação participativa da qualidade dos processos produtivos. Obstáculos e Potencialidades para territórios tradicionais

Msc: Ronir de Fátima Rodrigues (UEPG):
Dranda. Sandra Engelmann (IFPR),
Drando. Renato Pereira (UEPG),

Tema 2) Etnopedologia e Manejo Agroecológico da Fertilidade dos Solos.

Dr. Nicolas Floriani (UEPG) e
Drando Wanderlei Marinheski (UEPG),

Tema 3) Agrobiodiversidade e Sistemas Agroflorestais: memória biocultural.

Dra. Margit Hauer (IAP)
Dr.João Felipe Dremiski (IFPR-Irati)
Dranda. Cleusi Bobato Stadler (UEPG).

Tema 4) Cartografias Sociais: geossímbolos e marcadores territoriais.

Dr. Antonio Haliski (IFPR): Coordenação atividades do Guaraguaçu
Dra. Tanize Tomasi Alves (UEPG)
Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto (UNICENTRO)

Palestras:

Dr. Adnilson de Almeida Silva (UNIR),
Dranda. Ivaneide Bandeira Cardozo (UNIR),
Dr. Ancelmo Schorner (Unicentro),
Dr. Almir Nabozny (UEPG),
Sr. Acir Tulio (Faxinal Marmeleiro de Baixo),
Dr. Ezequiel Westphal (IFPR-Paranaguá),
Profa. Dra. Marilisa do Rocio Oliveira (UEPG),
Dr. Saint Clair Honorato dos Santos (MP-PR),
Dra.Gladys de Souza Sanchez (CASLA),
Dra. Cristiane Esbalqueiro (TJT-PR),
Prof. Dr. Dimas Floriani (UFPR),
Pof. Dr. Nilson Cesar Fraga (UEL),
Dranda Marisangela Lins de Almeida (UFSC).

Coordenadores
Dr. Nicolas Floriani (UEPG): coordenação da Disciplina
Dr. Antonio Haliski (IFPR): Coordenação atividades no Guaraguaçu;
Dra. Tanize Tomasi Alves (UEPG): coordenação atividades no Palmital Pretos;
Msc. Ronir de Fátima Rodrigues (UEPG): coordenação atividades no Sete Saltos

As inscrições para a disciplina ocorrerão nos meses de junho-julho de 2018 para alunos regulares e especiais dos cursos de Pós-graduação em Geografia (UEPG) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

Data de Realização: De 19 a 26 de AGOSTO de 2018
Locais: Ponta Grossa (UEPG), CASLA (Curitiba), IFPR (Paranaguá)