Relatório 10 – Trabalho de Campo nas Comunidades de Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa-PR) e Quilombo Palmital dos Pretos (Campo Largo-PR)

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro de 2018, dois integrantes do Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG, Prof.ª Dr.ª (Pós-Doutoranda PPGG) Tanize Tomasi e Msc. (Doutorando PPGG) Renato Pereira estiveram em imersão a campo para realizar a visita as unidades produtivas dos agricultores integrantes da Rede SAPE, que pertencem as comunidades rurais vizinhas de Sete Saltos de Cima e Quilombo Palmital dos Pretos, respectivamente nos municípios paranaenses de Ponta Grossa e Campo Largo.

O trabalho de campo teve como principal finalidade realizar o cadastramento das mudas de árvores nativas para serem solicitadas ao Instituto Ambiental do Paraná para o melhoramento e implementação dos agroecossistemas dos agricultores que integram a Rede SAPE. Ao visitar os agroecossistemas efetuou-se a construção de croquis das áreas das unidades produtivas, para posterior modelização, identificação produtiva e vocativa de cada subunidade. Estes croquis integrarão o plano de manejo, documento necessário para o controle interno da Organização de Controle Social para avaliação da conformidade orgânica.

Alguns pontos importantes e trilhas foram marcados com a orientação do líder quilombola Arildo Portela de Moraes,  visando o levantamento das informações para a confecção dos mapas participativos de recursos sociais e ambientais. Para confirmar a importância dos pontos conversou-se com os moradores mais antigos e em uma entrevista semiestruturada pode-se acompanhar o entrelaçamento do passado e presente na fala de Sr. Domingos e Dona Leonilda.

Observou-se e registrou-se o início das obras das 14 casas que contemplaram famílias quilombolas pelo programa da COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná. E o anúncio pelo líder quilombola e distribuição de donativos, roupas, na sede da cozinha comunitária, que foram recebidos de escolas de Campo Largo-PR.

Início das obras da COHAPAR – Sr. Domingos e Dona Leonilda/Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos Fonte: Tomasi, 2018.

No Sítio São Francisco de Assis, propriedade de Antônio Ostrufk, em Sete Salto de Cima, pernoitou-se durante o período de imersão e compartilhou-se de conversas durantes as refeições, no início ou finais dos dias. Tivemos o privilégio de acompanhar a rotina cotidiana em uma unidade produtiva agroecológica. Verificar o local de implantação da Estufa de hortaliças e árvores nativas. Identificar as possibilidades de novas famílias agricultoras para a rede. Saborear a agrobiodiversidade da produção orgânica. Apresentar o logotipo e logomarca da Organização de Controle Social que estamos ajudando a estruturar. A mesma foi apresentada para o líder quilombola e para o integrante João Carlos, que vem sendo um dos moradores atuantes do movimento de consolidação da rede.

O Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG agradece o suporte e o esforço dos moradores das Comunidades para a realização das atividades de pesquisa. Gratidão!