Quilombola de Palmital dos Pretos visita comunidade de Santa Cruz, no distrito de Guaragi

Dona Elenita conheceu a estrutura do Campus da UEPG em Uvaranas e a Comunidade Remanescente Quilombola (CRQ) de Santa Cruz 

Dona Elenita recebendo atendimento odontológico

Na manhã da última sexta (30), Elenita Machado de Lima, quilombola da Comunidade Remanescente de Palmital dos Pretos (Campo Largo-PR), acompanhada dos integrantes do Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG, Tanize e Renato, esteve na instituição para receber atendimento odontológico e aproveitou para conhecer a estrutura do Campus em Uvaranas.

Dona Elenita deslocou-se com o ônibus, cujo itinerário compreendeu o distrito de Três Córregos em Campo Largo até às proximidades do campus, para realizar as etapas iniciais do atendimento odontológico, previamente agendado e realizado pela UEPG. 

Além de iniciar o tratamento odontológico, Dona Elenita realizou sua primeira visita à Comunidade Quilombola de Santa Cruz, que está localizada no distrito de Guaragi na zona rural de Ponta Grossa. Na comunidade, esteve na casa do Sr. José e Sra. Roseli, onde se compartilhou das práticas e vivências em uma roda de conversas.

Elenita, Rose, José e Tamires

Depois visitou a antiga capela Divino Espírito Santo, considerada um patrimônio cultural do município de Ponta Grossa que preserva a arquitetura de madeira, a nova igreja e o pavilhão de festas.

Antiga capela Divino Espírito Santo
Pia de pedra, remanescente das primeiras celebrações na capela

Convites para outros momentos de interação entre os quilombolas foram tecidos. 

Skip to content