O Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG realizou no dia 07 de dezembro de 2018 uma visita à propriedade de Teresinha e Silvestre de Oliveira Santos na área rural, Comunidade Santo Antônio, no município paranaense de Fernandes Pinheiro.
Os Guardiões das sementes, que integram o Coletivo Triunfo, recentemente inauguraram com seus parceiros a Casa da Semente e Agrobiodiversidade. A iniciativa contribui para o resgate, identificação, conservação, armazenamento e redistribuição das sementes crioulas.
O GPI-UEPG teve a oportunidade de dialogar sobre a trajetória de engajamento e associativismo dos familiares no Coletivo Triunfo; as atividades e eixo de atuação do Coletivo Triunfo; a participação familiar e a venda de sementes em feiras locais, regionais e em outros estados brasileiros; as parcerias estabelecidas; os cursos de capacitação; o contexto de efetivação da Casa da Semente e Agrobiodiversidade e da propriedade na produção de sementes crioulas.
Realizou-se uma turnê guiada pela propriedade, em que se teve o relato minucioso de Sra. Teresinha, Sr. Silvestre e a filha Jaqueline (Guardiã Mirim de Sementes Crioulas) na constituição e reprodução de cada ambiente e cultivo. Na Casa de Semente além de conhecer as instalações teve-se o privilégio de conhecer as mais de 100 espécies, as formas de armazenamento, a etiquetagem, a distribuição dos exemplares e as origens. Também efetuamos a compra de sementes para o Banco de Sementes que o GPI-UEPG no projeto do CNPQ/2016 estruturou em parceria com os participantes da Rede SAPE, sujeitos das comunidades de Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa-PR) e Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos (Campo Largo-PR). A família doou muitas sementes para contribuir com o novo banco, e no total conseguiu-se a diversidade de 34 espécies de sementes.
O GPI-UEPG agradece a parceria com o Sr. Silvestre e Sra. Teresinha e o acolhimento na visita realizada a Casa de Semente e Agrobiodiversidade.