Relatório de campo 14 – Oficina Participativa: preparação e conservação de sementes crioulas da Rede SAPE

Aconteceu no 14 de dezembro de 2018 na propriedade de Antônio Ostrufk na Comunidade Rural de Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa-PR) a 1ª Oficina participativa para a capacitação dos sujeitos da Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos (Campo Largo-PR) e Comunidade Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa-PR). O encontro efetivou o lançamento da Rede SAPE – Rede de Saberes Agoecológicos de Permanência, uma organização para práticas agroecológicas de agricultores tradicionais e rurais. As atividades da Rede SAPE estão sendo coordenadas pela Profª Drª Tanize Tomasi, Pesquisadora do GPI-UEPG-CNPQ e Estagiária Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UEPG, e, Prof. Msc. Renato Pereira, Doutorando do PPGG-UEPG. A Rede SAPE está sendo gestada dentro das atividades do projeto de pesquisa CNPQ (Universal 2016) Das Territorialidades Tradicionais às Territorializações da Agroecologia: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza em Comunidades Rurais Tradicionais do Paraná, coordenado pelo Prof. Dr. Nicolas Floriani.

A temática “Preservação e Conservação de Sementes Crioulas” foi trabalhada em parceria com André Jantara, da AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia) de Palmeira-PR.  A oficina participativa complementou a visita dos integrantes do GPI-UEPG-CNPQ à Casa da Semente e Agrobiodiversidade em Fernandes Pinheiro. Ocasião em que se visualizou a concretização de uma estrutura em parceria com uma organização de agricultores paranaenses (Coletivo Triunfo) e se adquiriu e recebeu em doação muitos exemplares de sementes crioulas regionais. A troca de informações e acesso a sementes crioulas possibilitou a organização do Banco de Sementes da Rede SAPE na região de Itaiacoca e Três Córregos, entre os limites municipais de Campo Largo e Ponta Grossa.

No final do dia realizou-se um mutirão para a construção de uma estante de madeira e bambu para armazenar os frascos com as sementes. Sr. Antônio se dispôs a ser o guardião de sementes da Rede, controlando os empréstimos, doações e reprodução das sementes.

Amostra do inventário de sementes crioulas coletado e organizado pela Profª Msc. Cleusi Teresinha Bobato Stadler, Doutorando do PPGG-UEPG, com estas comunidades tradicionais e rurais e a Comunidade Caiçara de Guaraguaçu em Pontal do Paraná.  Contribuição dos integrantes da Rede SAPE ao seu banco de sementes com a inserção de novas amostras.

Um primeiro diagnóstico das práticas, saberes e agroecossistemas regionais-locais foi esboçado com a participação de 13 famílias durante a oficina, assim como, as potencialidades e direcionamentos da organização.

O GPI-UEPG-CNPQ agradece a participação dos moradores e dos parceiros durante o evento.

 

Skip to content