GPI-UEPG-CNPQ realizou nos dias 13 e 14 de dezembro de 2018 trabalho de campo na Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos e na Comunidade Rural Sete Saltos de Cima, atividades direcionadas as problemáticas das pesquisas acadêmicas de Doutorado, Pós-Doutorado e complemento as atividades de organização, capacitação e acompanhamento da Rede SAPE.
As atividades foram desenvolvidas em propriedades que ainda não haviam sido visitadas. Realizou-se um primeiro diagnóstico e inventário das práticas e saberes agrícolas e agroecológicos. Os moradores acompanharam a visita de reconhecimento e delimitação das suas áreas. O perfil da propriedade com base na agrobiodiversidade foi elaborado, assim como o histórico de plantio e o calendário agrícola. Investigou-se a prática de estocar sementes crioulas e as trocas regionais-locais.
Ainda efetivou-se o cadastro dos moradores para a aquisição de mudas de árvores nativas do Instituto Ambiental do Paraná, em parceria com a servidora Margit Hauer, que vem contribuindo para a implantação de Sistemas Agroflorestais e melhoramento dos Quintais Agroecológicos dos integrantes da Rede SAPE.
O GPI-UEPG-CNPQ agradece a colaboração dos moradores e parceiros.