Relatório de campo 23 – Projeto de Extensão visita faxinalenses e agricultores tradicionais para elaboração de cartilha

O GPInterconexões-UEPG/CNPq desenvolveu no dia 22 de maio de 2019 atividades do Projeto de Extensão no Faxinal Sete Saltos de Baixo, em Ponta Grossa-PR. Os membros do GPI, Renato Pereira, Fernanda Paes de Arruda e Tanize Tomasi, visitaram moradores faxinalenses para dar continuidade ao levantamento de saberes-fazeres que contemplarão a cartilha que está em fase de elaboração pelo grupo.

Faxinalense demonstrando o saber-fazer das cestarias

A cartilha que visa a contemplação de um selo faxinalense para a Comunidade Sete Saltos de Baixo (Ponta Grossa – PR) e um selo regional-local para a Rede SAPE (organização de agricultores tradicionais e rurais da Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos e Comunidade Sete Saltos de Cima) sustenta um modo de viver em que o saber-fazer faxinalense e o saber-fazer dos agricultores da Rede SAPE são particularmente originários das vivências cotidianas destes sujeitos em seus ambientes.

Receitas tradicionais, instrumentos de trabalho, calendário agrícola e lunar, benzimentos e práticas de cura, ervas-medicinais, plantas indicadoras, sementes crioulas, festas religiosas, dentre outros, serão abordados no texto da cartilha, que terá uma linguagem voltada aos sujeitos das pesquisas. A documentação destes saberes-fazeres a partir de um selo faxinalense e da Rede SAPE dá possibilidades para o estabelecimento de organizações de controle social pleiteadas pelos próprios sujeitos.

Selo Faxinalense
Selo da Rede SAPE

A cartilha surge como fechamento dos projetos de extensão, pesquisa e atuação em pesquisas individuais dos membros recente do GPInterconexões-UEPG/CNPq. A equipe tem primado pela observação-participante dos saberes-fazeres, com a captura de imagens fotográficas, vídeos, áudios, além da recebimento de um produto final durante os momentos vivenciados com os moradores. É recorrente mais de uma visita aos sujeitos-chave da investigação, uma vez que é preciso o aprofundamento, o acompanhamento e a descrição de todas as etapas de execução.

Skip to content