IESol aprova quatro projetos de extensão com o objetivo de gerar sustentabilidade
Por Daphinne Pimenta e Gabriel Aparecido
Entre os meses de agosto e outubro de 2024, a IESol conseguiu aprovar mais quatro projetos com o objetivo de promover as ideias da Economia Solidária, da Sustentabilidade e do Cooperativismo. Os programas selecionados são Biodiversa +, Extensão para Sustentabilidade Territorial – ITAIPU e Universidade Sem Fronteiras. Com eles, será possível ampliar a equipe de iesolenses, para que a Incubadora de Projetos Solidários da UEPG consiga firmar cada dia mais os conceitos da Economia Solidária na sociedade.
O técnico da IESol, Adriano Valadão, considera importante a aprovação nestes projetos especialmente por apoiar a formação em economia solidária e temas afins com grupos de trabalhadores, estudantes, consumidores, beneficiários de políticas públicas e agentes públicos. Valadão também aponta que os projetos têm o papel de “apoiar a rearticulação da equipe da IEsol, com novos técnicos e estudantes, que podem avançar no processo de incubação dos grupos atuais e em novos grupos também”.
Isso também é observado pela técnica da IESol, Manuela Salau Brasil, que comenta que a aprovação dos projetos é a representação de um esforço, pois “o núcleo de captação de recursos tem como objetivo escrever projetos. Os quatro projetos inscritos, foram aprovados”, comenta. Os técnicos concordam que quanto mais projetos, maior é a equipe e o enfoque nas ações baseadas na natureza.
Os projetos
O primeiro aprovado possui o nome de “Sustentabilidade, questão ambiental e economia solidária: fortalecendo e divulgando práticas a partir da IESOL – Incubadora de Empreendimentos Solidários” e possui parceria com o Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial, uma parceria entre o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional. O programa visa apoiar projetos com ações que reflitam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidas pela ONU.
Neste mesmo plano está o “COMCHA”, sigla do projeto “Community-based change: local and traditional knowledges in NBS”. Em colaboração com o Biodiversa +, programa europeu que procura realizar parcerias internacionais para promover a biodiversidade no planeta como um todo, a IESol busca contribuir para o desenvolvimento dos objetivos previstos pelo Pacto Ecológico Europeu.
Pelo Universidade Sem Fronteiras, programa ofertado pelo governo estadual, a IESol aprovou dois projetos. O primeiro possui o nome de “Educação para a Cidadania: Economia Solidária, Cooperação e Respeito à Natureza”, procurando fornecer “à comunidade ferramentas teóricas e práticas para a construção de um mundo mais justo e sustentável”, utilizando dos conceitos e princípios da Economia Solidária. O outro projeto aprovado possui o título de “Apoio ao Programa de Extensão Incubadora de Economia Solidária da Universidade Estadual de Ponta Grossa IESOL/UEPG” em que o planejamento está focado na cooperação das ações realizadas pela IESol, para que as atuações realizadas com os diversos EES possam continuar pelos próximos períodos. Com isso, a IESol vai ter a oportunidade de promover a Economia Solidária presencialmente para além de Ponta Grossa, já que a equipe poderá atuar em Cidades dos Campos Gerais de acordo com a demanda.