
IESol participa do 1º Encontro da Rede de Incubadoras Universitárias do Paraná
Por Gabriel Aparecido
Nos dias 20 e 21 de março a IESol esteve presente no 1º Encontro Rede de Incubadoras Universitárias de Apoio e Fomento à Economia Solidária do Paraná (RIU-PR), na Universidade Estadual De Maringá (UEM). O evento reuniu os representantes de incubadoras espalhadas pelo estado pela primeira vez desde a pandemia. Eles tinham como objetivo principal aprofundar as trocas de experiências e criar um planejamento em comum para a EcoSol no PR.
A técnica da IESol Manuela Brasil comenta que, para ela, o evento foi importante de diversas formas, desde conhecer pessoalmente seus colegas da RIU – PR, até a oportunidade de “planejar as atividades em rede”. Ela complementa ainda que o encontro permitiu que ela tivesse uma dimensão do trabalho com a Economia Solidária, a partir de dados e da troca de experiências com os outros representantes presentes. Algo também visto pelo técnico Jonas Merret, que avaliou a experiência como “enriquecedora”, ainda mais por poder conhecer a estrutura e o contexto socioeconômico de outras incubadoras.
Para Gabrielle Gomes, o encontro foi importantíssimo para poder conhecer outras experiências além da IESol. “Foi emocionante ver que não sozinhos enquanto IESol, e que existem outras incubadoras trabalhando arduamente para promover a economia solidária e o desenvolvimento sustentável”. A técnica complementa a fala de Camila Albach que comenta sobre a vivência “única e especial” ao participar do evento. Para ela, o encontro da RIU-PR promoveu “tudo que a extensão universitária pode proporcionar”. Albach ainda agradeceu a oportunidade de estar presente, para pode representar o projeto “Educação para a Cidadania: Economia Solidária, Cooperação e Respeito à Natureza”, que irá trabalhar diretamente com o município de Imbaú.
A programação do evento
O 1º Encontro da RIU – PR contou com uma programação extensa, com visitas a grupos incubados pela UniTrabalho, incubadora da UEM, e reuniões de planejamento da rede RIU. Nessas reuniões foram expostos dados da EcoSol no Paraná, planejamento para captação de recursos e para um maior alcance das EES, entre outros tópicos. Também houve o lançamento do livro “Economia Solidária e Tecnologia Social: Diálogos em Rede”, organizado por Marilene Zazula Beatriz, Anderson Roik e Angela Maria Moura Costa. O livro foi criado a partir de um conjunto de formações realizadas pela RIU durante a pandemia de covid-19. O livro conta com 3 artigos com a participação de Manuela Brasil, técnica da IESol.
O evento contou ainda com a presença das incubadoras UniTrabalho (UEM), Incubadora Social (UNICENTRO), TECSOL (UTFPR- Curitiba) e ITCP (UFPR), além da IESol (UEPG). No primeiro dia estavam presentes 2 professoras representantes da UNESPAR – Apucarana, que possuem interesse em criar uma incubadora de EES na instituição.