Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 -Campus de Uvaranas.
32203132
laborhidricosuepg@gmail.com
Horário de atendimento: 08:00 às 11:30 e 12:30 às 17:00

Sobre o LRH

Histórico

O Laboratório de Pesquisa em Recursos Hídricos (LRH) foi criado em 1993 pelo Prof. Dr. Alberto Estefano Guilherme Kloth a partir da disciplina de Higiene Social do Curso de Farmácia e Bioquímica, inicialmente realizando análises das amostras de água coletadas pelos acadêmicos em diversos pontos da cidade, com isso aumentou o interesse e a demanda da comunidade em avaliar a qualidade da água,  havendo assim a necessidade de um espaço exclusivo.

O espaço físico, ora existente, foi inaugurado em novembro de 2006, originando o Laboratório de Pesquisa em Recursos Hídricos, com recursos oriundos de Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Afonso Alves de Camargo Neto. Sua criação se deu pela resolução UNIV nº 46 e 47 de 11 de novembro de 2011, pela qual aprovou o regimento interno do laboratório na estrutura organizacional da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Neste mesmo espaço físico são atendidas inúmeras entidades localizadas na região dos Campos Gerais. São realizadas prestações de serviços como:

• Atendimento de Convênio firmado entre a UEPG e órgãos estatais, como a Secretaria de Estado da Saúde/Instituto de Saúde do Paraná - SESA / ISEPR, através do qual são atendidos 19 municípios de duas Regionais de Saúde;
  • Atendimento a Hospitais localizados na região dos campos gerais para dar cumprimento à legislação que estabelece a obrigatoriedade da avaliação rotineira da água empregada nos respectivos estabelecimentos;
  • Igualmente em atenção aos dispositivos sanitários existentes o laboratório desenvolve assistência técnico-laboratorial a inúmeros estabelecimentos que, por força de legislação, são obrigados a manter o controle sanitário da água;
  • Ainda em cumprimento a dispositivos legais existentes são desenvolvidas atividades, em forma de pronto atendimento, que visam dar suporte ao público e instituições interessadas no tocante à qualidade da água de consumo.

As atividades desenvolvidas no laboratório de Pesquisa em Recursos Hídricos seguem a rotina de análises existentes em legislações internacionais e nacionais. Envolvem, basicamente, análises bacteriológicas e físico-químicas em amostras de águas oriundas de empresas, piscinas de recreação, hospitais, rios e fontes que possam apresentar comprometimento em sua qualidade.

Missão

Fornecer resultados de análises de água com qualidade e confiabilidade contribuindo na prevenção de doenças de veiculação hídrica.

Ser um laboratório de referência em análise de água nos Campos Gerais.

Comprometimento, confiança, honestidade e a excelência na prestação do serviço.

Objetivos

Ser referência em análise de qualidade em água, contribuindo com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

• Realizar prestação de serviços em análise de água para a própria Instituição, hospitais, farmácias, serviços de saúde sejam privados ou públicos, setores comerciais, residências, entre outros;
  • Executar análises físico-químicas e bacteriológicas das amostras recebidas e emitir laudo de qualidade;
  • Estabelecer convênios com diferentes órgãos que tratam da qualidade da água;
  • Contribuir com a pesquisa na área de análise da qualidade da água;
  • Servir de campo de ensino e treinamento para os estudantes de graduação e pós-graduação do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde ou outro que assim interessar, qualificando-os na área de análise da água bem como na melhoria da qualidade da água utilizada para diversos fins;
  • Colaborar com a prática de saúde coletiva, juntamente com os órgãos estaduais, municipais e entidades afins;
  • Promover o intercâmbio de profissionais e acadêmicos entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, com o intuito de firmar parcerias que possam fortalecer as atividades relacionadas a análise da qualidade da água.

Política de Qualidade

O compromisso do Laboratório de Pesquisa em Recursos Hídricos é buscar a excelência em análise de água para fins de potabilidade, garantindo a confiabilidade e agilidade dos resultados e satisfação dos clientes.

• Manter a motivação da equipe e o compromisso com os resultados do laboratório.
  • Sistema de gestão da qualidade no sentido da melhoria contínua dos procedimentos e serviços.
  • Estabelecer relação de confiança e promovendo a melhor solução para o cliente.

Espaço Físico

O laboratório está instalado em uma área de 300 m2, divido em dois ambientes:
Laboratório de Análises Físico - Químicas com ambientes de Pesagem, Controle de qualidade, Espectrofotometria e Depósito de materiais.
Laboratório de Análises Bacteriológicas com ambientes de Inoculação, Estufa, Sala de preparo, Esterilização, Limpeza e descarte de material contaminado.

clique no mapa e obtenha uma rota até o Laboratório!