Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 -Campus de Uvaranas.
32203132
laborhidricosuepg@gmail.com
Horário de atendimento: 08:00 às 11:30 e 12:30 às 17:00

Laboratório Bacteriológico

A análise bacteriológica da água investiga a presença de microrganismos como coliformes totais, coliformes fecais (Escherichia coli) e contagem total de bactérias (Bactérias heterotróficas).

Análises Bacteriológicas

Coliformes Totais

Compõem os grupos de bactérias gram-negativas que podem ser aeróbicas ou anaeróbicas dependendo do ambiente e da bactéria, são associadas à decomposição de matéria orgânica. A ausência de coliformes totais na água é um indicador da eficiência do tratamento, sobretudo da desinfecção. A determinação da análise de Coliformes totais e Escherichia coli é realizada pelo Método Enzimático do Substrato Cromogênico Colilert®.

 

Coliformes Fecais

Chamados “termotolerantes” por suportarem uma temperatura superior a 40°C e se reproduzirem nessa temperatura em até 24 horas, neste grupo está presente a bactéria gram-negativa Escherichia coli, que está presente no intestino de animais de sangue quente, e se alojam no intestino de animais mamíferos, inclusive o homem, de origem fecal fezes humana e animal, normalmente não causam doenças quando estão no trato digestivo, e como tais são indicadores da potencial presença de bactérias e vírus patogênicos quando em grandes quantidades, podendo ao ingerir alimentos por ela contaminados, os resultados serão desagradáveis dependendo do grau de contaminação, sendo indicativo da presença de organismos patogênicos responsáveis pela transmissão de doenças veiculação hídrica pelo uso da água, como a febre tifóide, febre para-tifóide, disenteria e cólera. Sua presença tem origem em esgoto não tratado ou dejetos da pecuária. Seguindo as seguintes orientações: SMEWW - Método 9223 B - Substrato Enzimático - Ausência / Presença 9-72/9-72

 

Contagem Total de Bactérias

A contagem de bactérias heterotróficas fornece informações sobre a qualidade bacteriológica da água de uma forma genérica. O teste inclui a detecção, inespecífica, de bactérias ou esporo de bactérias de origem fecal, componentes da flora natural da água ou resultantes da formação de biofilmes no sistema de distribuição, sendo que algumas podem ser patogênicas oportunistas, ou seja, dependendo da condição imunológica do indivíduo, pode levar a sintomas ou doenças. O extrato de levedura fornece fontes de Carbono e Nitrogênio necessários para o crescimento de ampla variedade de organismos, a Dextrose (Glicose) é uma fonte de hidratos de carbono fermentável (fonte de energia) e o plaqueamento do meio de cultura Agar - PCA agente solidificante para contagem global de bactérias heterotróficas na água pelo método Pour-Plate (espalhamento). Seguindo as seguintes orientações: SMEWW - Método 9215 B - Pour Plate Method - 9-34/ 9-40

 

 

 

Equipamentos

Cabine de Biossegurança

Proporcionar a manipulação com segurança, visando a proteção da amostra, do operador e do ambiente de trabalho quanto a exposição a riscos de contaminação durante manipulação no interior da cabine. Consiste em um fluxo de ar vertical filtrado, que flui na grade dianteira perto do operador e se desloca dentro da cabine, conhecido como fluxo descendente, que age limpando os agentes contaminantes do ar no seu interior, evitando a contaminação das amostras. Nenhum fluxo de ar não filtrado entra na zona de trabalho, de modo que a amostra não seja contaminado pelo ar exterior. Seguindo as seguintes orientações: Guia para Biossegurança - Cabines de Segurança Biológica, Manual do equipamento - Cabine de Segurança Biológica de Classe II ESCO.

 

Estufa de Incubação

Usada para determinação de bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli.

 

Skip to content