
Em meados de abril, o Prof. e Doutorando João Luís Dremiski (IFPR/Irati e Lama/UEPG), realizou visitas técnicas a instituições de pesquisa e ensino, prefeituras, cooperativas e propriedades rurais espanholas, todas ligadas à agricultura camponesa.
O “tour” técnico-científico teve por objetivo a construção de dialética para futura rede de pesquisa e intercâmbio de discentes e docentes. Esse começou com reunião e visita ao Instituto de Sociologia e Estudos Campesinos (ISEC) da Universidade de Córdoba, passando pela União dos Agricultores e Ganadeiros de Andalucia (COAG) e suas cooperativas. Visitando ainda, a prefeitura de Cuevas del Becerro e várias propriedades rurais camponesas (produtoras de oliveiras e de pistache).
Foi possível visualizar iniciativas, ações políticas e experiências práticas. Por exemplo: o manejo ecológico de solos, o resgate de cultivares de trigo, a diversificação de cultivos como o pistache, anis, aspargos, e agregação de valor, tanto por agroindústrias familiares como junto a cooperativas. Em visita a projetos apoiados por prefeituras, foram conhecidas políticas públicas municipais de desenvolvimento rural, incluindo a disponibilização de áreas agrícolas para uso coletivo e iniciativas de soberania alimentar e educação em agroecologia.
- Casas de vegetação da Escola Municipal de Agroecologia – Prefeitura de Cuevas del Becerro.
- Cooperativa Camponesa de Mel da Andaluzia.
- Sempre muito bem recebido e com produtos regionais agroecológicos.
- Várias conversas por onde passamos.
- Visita à propriedade da Família Dorado, produtora de pistache.