Lama/UEPG promove dia de campo sobre batata-doce no município da Lapa

Na última quarta-feira (24), no município da Lapa, a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELA), Assentamento Contestado e o Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG), realizaram um dia de campo sobre desenvolvimento rural sustentável para agricultura camponesa.

A ação começou a ser realizada em novembro de 2023, quando o Lama/UEPG transplantou 13 genótipos de batata-doce da coleção de 38 que o laboratório mantém. Sendo que no dia 24 culminou na colheita, discussão e degustação dos referidos. Estiveram presentes alunos do curso em Agroecologia da ELA e agricultores camponeses. O prof. Jaime Alberti Gomes conduziu a discussão com carateretização de cada genótipo transplantado. “O mais interessante é que os alunos e produtores observem que não existe batata-doce melhor ou pior, são inúmeras características, cores, gosto, formatos, composição química da raiz e das ramas, usos, e assim vai”. relata o prof. Jaime.

Os genótipos foram transplantados na área experimental, com manejo agroflorestal. Pelo fato, aproveitou-se o momento para conversa sobre saúde do solo, onde o Eng. Agrônomo Waldir Zarrochinski (doutorando em agronomia), relatou sua experiência em métodos de análise visual do solo, dando exemplos, classificando usos e manejos nos arredores do experimento. “Essas oportunidades são interessantes, pois discutir sobre a preservação e conservação do solo e da água é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura moderna”, comenta Waldir.

O Filosofo Nei Orzekovski, organizador da ExperimentAção, assentado e um dos coordenadores da Escola Latino Americana de Agroecologia, comentou que “este tipo de atividade é super importante, complementa conhecimentos dos alunos e abre oportunidades para os camponeses”.

Prof. Jaime falando sobre caraterísticas dos diferentes genótipos de batata-doce.

Agrônomo e Doutorando Waldir demonstrando característica de saúde do solo.

A melhor parte do dia de campo, a degustação.