Lama/UEPG faz estágio de vivência em sistemas agroflorestais

Na semana de 18 a 24 de janeiro, o Doutorando em Agronomia e integrante da equipe do Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) Jean-Fritz Milien participou de estágio de vivência no Instituto Nova Hora, em Ribeirão Preto, estado de São Paulo.

Os sistemas agroflorestais são, sem sombra de dúvida, os sistemas produtivos agrícolas mais complexos e sustentáveis atualmente propostos. A sua complexidade passa por conhecer fisiologia vegetal, solo e clima, bem como conhecer e proporcionar interação entre esses fatores. O projeto de pesquisa do doutorando Fritz é implementar e avaliar a qualidade de solo em projeto agroflorestal no Haiti. O Haiti possui sua agricultura baseada na agricultura camponesa, com média de propriedades menores que 1 hectare (1 ha), em áreas montanhosas e totalmente baseada no revolvimento do solo. A recuperação e conservação do solo passa por sistemas agrícolas diferenciados, onde se acredita que os sistemas agroflorestais possam auxiliar em tal proposição.

Como forma de revisão bibliográfica prática, Fritz conheceu vários arranjos de sistemas agroflorestais no Assentamento Mario Lago, Região de Ribeirão Preto, SP. “A visita foi interessante demais, além de conhecer/falar, tive oportunidade de participar de várias práticas de manejo”, declarou Jean-Fritz.

O referido doutorando foi recebido por José Ferreira de Souza (carinhosamente conhecido como Paraguaio), que possui experiência nacional e internacional no estudo e implantação de Sistemas Agroflorestais. Inclusive, a convite de instituição norte americana, já esteve várias vezes no Haiti. “Ficamos muito contentes com o interesse do Jean-Fritz e da Universidade no sistema de agrofloresta, e mais felizes ainda em recebê-lo em nossa casa” relata Paraguaio.

Jean-Fritz foi recebido ainda em mais três propriedades, com sistemas diferenciados, bem como em estágios e manejos diferentes. Foram realizados trabalhos técnicos na agrofloresta do Cesar Maretti, Sanderson Barros da Silva e Leonardo Bortoletto Cuel.

Doutorando Jean-Fritz em visita a agrofloresta na propriedade do Sr. José Ferreira de Souza.

Sr. José Ferreira em área onde vai ser instalada uma agrofloresta.

Transplantio de café em área que já tem abacate e mandioca.