Museu Campos Gerais segue com atividades da área de Ação Educativa!

Na quinta e sexta-feira, 23 e 24 de maio, foi a vez da oficina “Geologia em Blocos: Minerando Conhecimento do Mundo Virtual para o Real”, uma jornada única para introduzir as crianças ao fascinante universo das Geociências, aproveitando o potencial de aprendizado do jogo Minecraft.

O professor Ilton Cesar Martins, diretor de Ação Educativa do MCG, organizou a atividade que contou com a participação de alunos de três turmas do 6° ano da Escola Medalha Milagrosa e uma turma do 8° ano da Escola Cívico-Militar José Elias da Rocha.

A atividade foi desenvolvida com acadêmicos da graduação e pós-graduação do curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Laboratório de Rochas e Minerais (iLamir).
O ponto central da atividade foi demonstrar a utilização do jogo Minecraft para abordar conteúdos como rochas e minerais, que são fundamentais para ampliar a compreensão do planeta e de seu funcionamento ao longo do tempo. Através de uma abordagem bastante lúdica, os acadêmicos demonstraram como o jogo fornece uma base para entender como os processos naturais, como erosão e sedimentação, impactam o ambiente, se relacionam com a sociedade e podem causar grandes desastres.

Além disso, aproveitaram para demonstrar como a geologia desperta a curiosidade e incentiva a exploração do mundo, estimulando as crianças a questionar e a buscar respostas sobre o ambiente ao seu redor, promovendo assim uma compreensão mais profunda e um engajamento mais consciente com o meio ambiente.

Os acadêmicos envolvidos na aplicação da atividade foram: Marcello Henrike Zanella (mestrando em Geologia – UFPR), Bruno Eifler Greinert (graduando em Geologia – UFPR), Gabriel Sereneski Rocha (mestrando em Geologia – UFPR), Ingrid Maria Geraldino Almeida (mestranda em Geologia – UFPR) e Gabriel Luis Collares de Alcântara Silva (graduando em Geologia – UFPR).