Notícias

Turmas do Curso Técnico em Produção de Moda do Senac Curitiba no Museu Campos Gerais

Na tarde da última quarta-feira (dia 17), o Museu Campos Gerais recebeu a visita das turmas do Curso Técnico em Produção de Moda do Senac Curitiba, com a Coordenadora Priscila Aparecida Prazeres e a Instrutora da Área da Moda, Samara Peron Nunes, para falar sobre a potencialidade do acervo Dilma Ozório. Dilma Ozório foi uma …

Palestra Transições no Brasil e em Portugal: a propósito dos 50 anos da “Revolução dos Cravos” no MCG

Na próxima quinta-feira, dia 25, o Museu Campos Gerais, em parceria com o Grupo de Pesquisa História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória (GPHI) do PPGH/UEPG, vai receber a palestra sobre os 50 anos da “Revolução dos Cravos”. O evento, intitulado Transições no Brasil e em Portugal: a propósito dos 50 anos da “Revolução dos …

Vagas abertas para graduados no Museu Campos Gerais!

Já pensou em trabalhar no Museu Campos Gerais depois de concluir sua graduação? Nesta quarta-feira, 17, foram abertos dois editais de seleção de bolsas do MCG para formados ou formadas em Licenciatura ou Bacharelado em História. Ambas as vagas possuem como foco a digitalização, organização e conservação de acervos documentais do MCG e de outras …

MCG recebe a visita do Deputado Federal Tadeu Veneri

Na tarde de sexta-feira (05/04), o Museu Campos Gerais recebeu a visita do Deputado Federal Tadeu Veneri e de seu assessor Everson Matos. A presença do parlamentar foi motivada pela proposta de criação do Museu do Contestado, encampada por Veneri há alguns anos. Na ocasião foram discutidas possibilidades de apoio técnico e institucional do MCG …

A sede histórica do MCG já tem previsão de reabertura com novas exposições!

Agora é oficial! O prédio histórico do MCG, recentemente restaurado, já tem previsão de reabertura com um conjunto de exposições inéditas! Hoje pela manhã os professores Niltonci Chaves, diretor do MCG, e Ilton Martins, diretor de Ação Educativa do Museu, se reuniram com a perita Fabiola Machado, diretora do Museu de Ciências Forenses, e com …

Como preservar uma fotografia?

As fotografias são documentos históricos e para que elas possam ser preservadas, é necessário utilizar métodos adequados de higienização e guarda. Por isso, na última semana, a equipe do Fundo Foto Elite participou de um curso com o professor Dr. Cezar Karpinski, associado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina …

Sabe aquelas parcerias que enchem de orgulho e alegria?

Na última quinta-feira, dia 21, por convite da professora Rosiane Machado, diretora do CAIC Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, os professores Niltonci Chaves, Ilton Martins e Robson Laverdi, que integram a diretoria do MCG, visitaram a escola para discutir aproximações institucionais de interesse mútuo. Na pauta a realização de atividades pedagógicas envolvendo o corpo docente …

Em parceria com o Grupo de Estudos em Didática da História (PPGH-UEPG), Museu Campos Gerais ofertou minicurso sobre história oral

Na manhã de ontem, dia 21, aconteceu o último encontro do minicurso “História Oral de vida como possibilidade de pesquisa sobre formação cultural-identitária”, ministrado pelo Prof. Dr. Augusto Ridson de Araújo Miranda e vinculado ao Grupo de Estudos em Didática da História (PPGH-UEPG). O minicurso, que aconteceu nas manhãs dos dias 19, 20 e 21 …

MCG recebe a equipe da Rede Massa

Na manhã da última quinta-feira, dia 14, o Museu Campos Gerais recebeu a equipe de reportagem da Rede Massa! Coube ao professor Ilton Cesar Martins, Diretor de Ação Educativa do MCG, e a estagiária e graduanda em Licenciatura em Historia na UEPG, Laura Marchesini Rosa, falar sobre a nova exposição “V ou F? Venha ser …

Skip to content