Apenas uma unidade prisional do Paraná possui uma ala voltada para a comunidade LGBTI+ | Por Gabriel Aparecido e Victor Schinato Ponta Grossa não possui uma ala exclusiva para pessoas LGBTI+. o Paraná conta com apenas duas alas exclusivas que somam oito vagas, na cidade de Pato Branco. Há também 11 celas, que …
Além do cárcere, o abandono familiar afeta mulheres privadas de liberdade | Por Eduarda Macedo, Lívia Maria Hass e Loren Leuch Da América Latina, o Brasil é o maior país em população carcerária feminina. Segundo dados do 5º relatório “World Female Imprisonment List” (2022), a quantidade de mulheres privadas de liberdade era de …
Cada livro lido e avaliado equivale a 4 dias a menos na pena Por Nicolle Brustolim A leitura atua como uma ferramenta de libertação e desenvolvimento intelectual para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs). A Lei de Execução Penal garante o acesso à educação, cultura, atividades intelectuais, livros e bibliotecas. A leitura influencia a …
No Paraná, das 2.553 mulheres privadas de liberdade, 15 estão grávidas e 7 são lactantes | Por Karen Stinsky A realidade do presídio feminino em Ponta Grossa expõe mulheres em situação de cárcere a condições precárias e violações de direitos, especialmente as gestantes, que precisam ser transferidas para Curitiba para receber atendimento adequado. …
Projetos desenvolvidos objetivam a reeducação e o cuidado com a saúde dos adolescentes | Por Gabriel Ribeiro Quando pensamos no sistema penitenciário de Ponta Grossa, a primeira referência é a Cadeia Pública Hildebrando de Souza, voltada para Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs). Porém o Centro de Socioeducação de Ponta Grossa (CENSE) segue um modelo …
Projeto forma facilitadores e propõe alternativa do modelo punitiva | Por Annelise dos Santos Na Unidade de Progressão de Ponta Grossa (UPPG), as salas comuns ganham novo significado durante os encontros do projeto Travessia. A construção de um círculo de conversa recebe as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) da iniciativa de justiça restaurativa. Ali, o …
Pessoas privadas de liberdade usam “amigurumis” para redução de pena e serviço à comunidade | Por Diogo Laba Na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, o artesanato tem um novo significado como ferramenta de reconstrução pessoal e social. Entre pontos e linhas, pessoas privadas de liberdade (PPL’s) encontram nos “amigurumis” (técnica …
Famílias de ex-detentos relatam negligência por parte do sistema | Por Mariana Borba Entre os desafios enfrentados dentro do sistema prisional, está a falta de acesso à saúde. Em Ponta Grossa, o sistema prisional é composto por duas penitenciárias estaduais, além da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. As prisões abrigam atualmente 3.475 detentos, o …
Realidade do cárcere afeta na saúde psicológica das pessoas privadas de liberdade | Por Joyce Clara A saúde mental no sistema prisional brasileiro é uma questão desafiadora, com um ambiente marcado por superlotação, abandono, violência estrutural e escassez de recursos. Situação que afeta não só as pessoas privadas de liberdade como também os …
Momentos de louvor são especiais para os internos nas casas de detenção | Por Eder Carlos O cheiro acre de banheiro muito usado, limpo com produto de qualidade inferior, invade o corredor da galeria da Penitenciária Estadual II de Ponta Grossa. Em ambos os lados, celas fechadas com portas de ferro maciço. Olhos …